Skip to main content

Visita Pastoral

Mais três paróquias recebem visita pastoral em Taboão da Serra

A sequência de visitas pastorais reforçou a escuta, a proximidade e o processo de construção do 7º Plano Diocesano de Pastoral.
 |  Andrea Rodrigues  |  Paróquias

As visitas pastorais de novembro levaram Dom Valdir José de Castro novamente à Forania Taboão da Serra, onde, entre os dias 28 e 30, o bispo diocesano percorreu as paróquias São Pedro Apóstolo, São João Maria Vianney e Nossa Senhora Aparecida. Foram três dias de encontros, escuta e presença junto às comunidades, numa rotina que alternou oração, visitas sociais e diálogo com os agentes de pastoral.

A agenda começou na sexta-feira, 28, na Paróquia São Pedro Apóstolo. Ao lado do pároco, padre Carlos Alberto de Souza, Dom Valdir tomou café da manhã com as diretoras dos Programas de Atendimento à Criança (PAC) da Cáritas paroquial e, em seguida, visitou as unidades do PAC Nossa Senhora das Graças, PAC Dom Bosco e o Centro para Criança e Adolescente. Conversou com funcionários, encontrou as crianças e ouviu relatos do trabalho realizado no território.

visitap2

Após o almoço, Dom Valdir visitou a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro e, mais tarde, esteve na casa de três enfermos, abençoando as famílias. A programação seguiu pelas comunidades Maria Mãe da Igreja, no Parque Marabá; Santa Luzia, no Jardim Saporito; e Nossa Senhora de Fátima, no Jardim Clementino, onde presidiu a missa vespertina. Na homilia, destacou que a perseverança na esperança sustenta a fé mesmo quando "o mundo parece desmoronar". O dia terminou com assembleia comunitária e um momento fraterno de partilha.

No sábado, 29, a visita continuou na Paróquia São João Maria Vianney, conduzida pelo pároco, padre Iolando Maurício da Silva. A acolhida no salão paroquial reuniu lideranças e coordenadores de pastorais. Ao longo da manhã, o bispo conheceu todas as comunidades: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, São José Operário, Santa Helena e Jesus Bom Pastor. Visitou também enfermos, dialogou com catequizandos e encontrou as famílias dos participantes.

visitap7

O almoço foi marcado pela ação social mensal da paróquia, que distribui marmitas às pessoas em situação de rua. À tarde, Dom Valdir presidiu a assembleia interparoquial no salão da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, apresentando as diretrizes e o caminho de reflexão do 7º Plano Diocesano de Pastoral. Incentivou a leitura do subsídio e a participação ativa dos fiéis no processo de escuta.

A celebração do dia aconteceu na Comunidade Jesus Bom Pastor. Em sua homilia, o bispo alertou para o perigo da indiferença que anestesia a compaixão: “Jesus chama a nossa atenção para esse risco; Ele é o modelo de vigilância e cuidado com a vida”. Ao final, a comunidade o presenteou com um quadro do Beato Tiago Alberione, confeccionado em quilling pela artista Renata Werther.

visitap11

A visita pastoral encerrou-se no domingo, 30, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Helena. A programação começou com a missa dominical, seguida de almoço com as famílias que participavam do retiro paroquial. Durante a tarde, Dom Valdir orientou uma reflexão com os participantes e, acompanhado pelo pároco, padre Edinêz Paulo da Silva, visitou as comunidades Bom Jesus, Nossa Senhora de Fátima e Santo Expedito, além de dois enfermos.

A missa de encerramento, no início da noite, reuniu os três párocos e grande número de fiéis. A comunidade manifestou gratidão e carinho pela presença do bispo, encerrando o final de semana com um forte clima de unidade e esperança.