Skip to main content

Festa da padroeira

Celebração com Dom Valdir encerra novena da padroeira na Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Cada dia da novena foi cuidadosamente preparado por uma pastoral ou movimento da paróquia.
 |  Andrea Rodrigues  |  Paróquias

Em uma comovente celebração, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, pertencente à forania de Taboão da Serra, encerrou a novena em honra à padroeira com uma missa presidida por Dom Valdir José de Castro. A comunidade, que demonstrou grande devoção ao longo de oito dias, recebeu com entusiasmo a visita do bispo diocesano pela primeira vez.

Cada dia da novena foi cuidadosamente preparado por uma pastoral ou movimento da paróquia, que abrange ainda outras três comunidades: Bom Jesus, Nossa Senhora de Fátima e Santo Expedito.

O pároco, Padre Edinêz Paulo da Silva, iniciou a missa convidando a todos para "coroar" Nossa Senhora com rosas. Os membros da comunidade responderam ao chamado com ofertas de belos botões de rosas vermelhas, criando um momento simbólico e tocante durante a celebração. Participou ainda, o diácono Vicente, colaborador da paróquia.

Aparecida TS2
Fiéis oferecem rosas a Nossa Senhora. — Imagem: Andrea Rodrigues.

Em sua homilia, falando sobre o tema escolhido para o dia, Dom Valdir destacou a importância da piedade, sem que esta seja distanciada da prática de boas ações: “Maria foi sem dúvida uma mulher piedosa, que se destacou também pela oração e pela escuta ao Pai, bem como por suas ações em favor das pessoas”.

Falou ainda sobre o “barulho” que o uso excessivo das redes sociais causam na vida de oração e no convívio social: “As redes sociais vieram para  ficar, mas o celular não deve ser motivo de distração na nossa comunicação com Deus. Já repararam que tem gente que mesmo participando da missa esta usando o celular? Mesmo em família, estamos nos escutando? É preciso e urgente aprender a lidar com as tecnologias, que nos ajudam muito, sem deixar que ela nos ‘desconecte’ da presença, da oração, da escuta”.

A presença do bispo diocesano trouxe um significado especial a essa ocasião, fortalecendo os laços entre a paróquia e o pastor da diocese. A participação ativa dos fiéis ao longo dos oito dias de devoção demonstra a vitalidade e a fé vibrante da comunidade.O padre agradeceu a participação das pastorais na preparação da novena da padroeira.