Celebração com Dom Valdir encerra novena da padroeira na Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Em uma comovente celebração, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, pertencente à forania de Taboão da Serra, encerrou a novena em honra à padroeira com uma missa presidida por Dom Valdir José de Castro. A comunidade, que demonstrou grande devoção ao longo de oito dias, recebeu com entusiasmo a visita do bispo diocesano pela primeira vez.
Cada dia da novena foi cuidadosamente preparado por uma pastoral ou movimento da paróquia, que abrange ainda outras três comunidades: Bom Jesus, Nossa Senhora de Fátima e Santo Expedito.
O pároco, Padre Edinêz Paulo da Silva, iniciou a missa convidando a todos para "coroar" Nossa Senhora com rosas. Os membros da comunidade responderam ao chamado com ofertas de belos botões de rosas vermelhas, criando um momento simbólico e tocante durante a celebração. Participou ainda, o diácono Vicente, colaborador da paróquia.
Em sua homilia, falando sobre o tema escolhido para o dia, Dom Valdir destacou a importância da piedade, sem que esta seja distanciada da prática de boas ações: “Maria foi sem dúvida uma mulher piedosa, que se destacou também pela oração e pela escuta ao Pai, bem como por suas ações em favor das pessoas”.
Falou ainda sobre o “barulho” que o uso excessivo das redes sociais causam na vida de oração e no convívio social: “As redes sociais vieram para ficar, mas o celular não deve ser motivo de distração na nossa comunicação com Deus. Já repararam que tem gente que mesmo participando da missa esta usando o celular? Mesmo em família, estamos nos escutando? É preciso e urgente aprender a lidar com as tecnologias, que nos ajudam muito, sem deixar que ela nos ‘desconecte’ da presença, da oração, da escuta”.
A presença do bispo diocesano trouxe um significado especial a essa ocasião, fortalecendo os laços entre a paróquia e o pastor da diocese. A participação ativa dos fiéis ao longo dos oito dias de devoção demonstra a vitalidade e a fé vibrante da comunidade.O padre agradeceu a participação das pastorais na preparação da novena da padroeira.