Skip to main content

Festa do padroeiro

Celebração Festiva dos Arcanjos na Paróquia São Miguel Arcanjo

A comunidade, em um clima de fé e devoção, reuniu-se para homenagear o padroeiro da paróquia, São Miguel.
 |  Andrea Rodrigues  |  Paróquias

No último 29 de setembro, a paróquia São Miguel Arcanjo, forania de Itapecerica da Serra, viveu momentos de devoção e celebração durante a festa em honra aos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. A comunidade, em um clima de fé, reuniu-se para homenagear o padroeiro da paróquia, São Miguel.

A celebração foi marcada por uma emocionante procissão, onde os fiéis, juntamente com o bispo diocesano, Dom Valdir José de Castro, ssp, percorreram as ruas próximas da comunidade matriz entoando cânticos e orações. Essa foi a primeira visita do bispo à comunidade, tornando o evento ainda mais especial para os paroquianos.

O ponto alto da procissão foi a imagem de São Miguel, cuidadosamente carregada pelos fiéis em um andor. Cada oração e hinos foram entoados de forma efusiva e ressoavam pelas ruas, provocando muita emoção nos fiéis.  A presença do bispo diocesano acrescentou ainda mais dedicação à ocasião, evidenciando a alegria dos participantes que se empenharam nos preparativos e chegaram cedo para conhecer o ‘novo bispo’.

A liturgia da Festa dos Arcanjos, presidida por Dom Valdir José de Castro, ssp e concelebrada pelo pároco, padre Gilson Gilberto dos Santos, foi precedida por uma novena  que  reuniu os membros da comunidade paroquial em momentos de reflexão e espiritualidade.

Durante a cerimônia, o bispo destacou a importância da fé e da devoção na vida dos que creem, incentivando a continuidade da propagação da intercessão de São Miguel Arcanjo: “Quem como Deus”.

E, falando sobre a solenidade dos Arcanjos, comentou sobre cada um deles e pediu que a comunidade se empenhasse em rezar para que, por intercessão de São Miguel, os ‘dragões’ da atualidade sejam vencidos: “Que Deus nos livre do dragão do egoísmo, do orgulho, do narcisismo, da ignorância, da cultura de morte. Estamos cercados de todos os lados. Peçamos a intercessão de São Miguel também para nos livrar do ‘dragão’ da falta de fé, de amor, da falta de esperança. Somente nos amando mais, tendo uma fé perseverante e esperança, conseguiremos enfrentar o mal”.

A novena e celebração da festa, além de fortalecer os laços religiosos na paróquia, proporcionou momentos de confraternização e união entre os participantes. A festa do padroeiro não apenas celebrou a fé, mas também consolidou a amizade e o carinho com o padre, que está há um ano e dez meses na paróquia.

O próximo ano certamente será aguardado com expectativa pelos fiéis, que já antecipam a continuidade dessa devoção religiosa na paróquia São Miguel Arcanjo.