Comunidade Santa Clara recebe Dom Valdir na festa da padroeira

Na sexta-feira, 11, a Paróquia São Judas e Santa Clara, celebrou um de seus padroeiros: Santa Clara, a santa que renunciou à nobreza e à riqueza para viver o ideal de pobreza de São Francisco de Assis. A Santa Missa, foi presidida por Dom Valdir José de Castro, ssp, bispo diocesano e concelebrada pelo pároco, padre Luiz Antônio dos Santos, participou ainda, o diácono permanente Francisco Ferreira Faria, cooperador paroquial. Esta foi à primeira visita do bispo a paróquia, que desde que foi empossado, em novembro de 2022, já visitou quase 60 das 110 paróquias da diocese.
A comunidade, que fica no alto do Jardim Santa Clara, Embu das Artes, recebeu o bispo diocesano com grande festa. Em sua saudação inicial, dom Valdir agradeceu a acolhida e elogiou o entusiasmo: “Sejamos sempre vibrantes para viver e anunciar o Evangelho”.
Em sua homilia, convidou os presentes a se espelharem na padroeira, Santa Clara, no que diz respeito à entrega de vida que a ela fez ao seguimento de Jesus. “Santa Clara tinha sua missão particular, mas podemos e devemos nos inspirar em sua entrega, no aspecto mais profundo da palavra ‘deixar’. Ela deixou tudo, pai, mãe, para anunciar o Evangelho, o que não pode ser confundido com abandonar. E nós, deixamos tudo para por em prática os ensinamentos de Jesus, para anunciá-Lo?”.

E continuou: “Deixar tudo, no nosso caso, não é abandonar filhos, esposo, esposa, trabalho, missão, mas, não ser apegado a nada que possa nos afastar de Deus. Já perceberam como muitas vezes somos apegados a coisas supérfluas, por exemplo, deixamos de ir a Igreja ou de participar de um trabalho comunitário porque não queremos perder o jogo de futebol, a novela. Para seguir Jesus precisamos ser ‘livres’ de relações e coisas que não nos permite viver e ser testemunhar o Evangelho”.
E completou: “Todos somos chamados, cada um de nós tem sua vocação. Estamos no mês das vocações e também vivendo o ano vocacional, sejamos inspirados pelo tema que permeia as vocações este ano a ter, pés a caminho para atrair mais corações para a comunidade e corações ardentes do Evangelho, para anunciar a Boa Nova a todos”.
Ao final da celebração a comunidade homenageou o bispo e entregou inúmeros presentes, entre eles uma imagem de Santa Clara. “Ela ficará em um lugar especial e todas as vezes que eu olhar para ela vou rezar por esta comunidade”, disse agradecido dom Valdir.