Skip to main content

Festa do Padroeiro

Dia de São Pedro e São Paulo marca ‘festa julina’ paroquial

A solenidade dos dois apóstolos, Pedro e Paulo, considerados pilares da Igreja, foi celebrada com grandiosa festa 'julina'
 |  Andrea Rodrigues  |  Paróquias
Foto: Arquivo Paroquial

A solenidade dos dois apóstolos, considerados pilares da Igreja, foi celebrada na paróquia São Pedro e São Paulo no dia 3 de julho. Através dos costumeiros quatro horários de missas do domingo, a comunidade paroquial celebrou com entusiasmo, sendo a missa mais solene a do horário do meio-dia. Pela primeira vez, o Coral São Pedro e São Paulo se apresentou, abrilhantando a celebração. 

O coral é composto pelos paroquianos e regido pelo maestro Reinaldo Luiz de Arruda. As partes fixas da missa foram cantadas em gregoriano. O repertório contava com a Marcha Pontifícia de Charles Gounod e também o Hino de São Pedro e São Paulo da Ir. Miria T. Kolling.

E por que não unir a festa de nossos padroeiros com uma tradição antiga,  a festa junina, ou melhor, no caso da paróquia São Pedro e São Paulo, a festa “Julina”?

A preparação da festa começou bem antes do dia dos Santos Apóstolos. Alguns paroquianos se organizaram para ‘fazer acontecer’, apenas um mês antes da solenidade dos padroeiros. 

“A preparação de uma festa sempre dá trabalho, ainda mais que foi a primeira depois de dois anos de pandemia”, disse Rosita Velletri, uma das organizadoras do evento. 

“Graças a Deus e à equipe organizadora, tudo saiu conforme esperávamos. Os paroquianos foram muito prestativos com as doações, tanto em dinheiro como em materiais. Tivemos também a colaboração da padaria Varanda, da Padella São Benedito e da banda Sarau Sertanejo.

 Para Marcos Velletri, o sentimento é de que “estamos no caminho certo”. Afinal, a confraternização e a partilha entre paroquianos foi um dos pedidos mais escutados nas reuniões do Sínodo 2021-2023, que nosso querido Papa Francisco nos confiou para realizar e sentir o povo de Deus. “Pastorais, paroquianos, todos em um clima de muita alegria, colaboração e amizade”, disse ele.

Para a equipe organizadora e para o pároco, padre Antônio Torres, não há dúvida: a Solenidade de São Pedro e São Paulo, a partir de agora, será comemorada com a tradicional Festa Julina, pois nesta significativa comemoração experimentamos a alegria dos apóstolos!