Skip to main content

Visita Pastoral

Dom Valdir continua visita pastoral nas paróquias da Forania Embu

As paróquias Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz, São Vicente de Paulo e São Tiago, e São Marcos compartilharam momentos de formação, partilha, visitas e celebração ao lado do bispo diocesano.
 |  Andrea Rodrigues  |  Paróquias

Mais três paróquias da forania Embu receberam a visita pastoral de Dom Valdir José de Castro entre os dias 05 e 07 de julho. As paróquias Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz, São Vicente de Paulo e São Tiago, e São Marcos compartilharam momentos de formação, partilha, visitas e celebração ao lado do bispo diocesano.

Desde o início das visitas pastorais, em fevereiro, dezoito paróquias já receberam a primeira visita do bispo diocesano. O momento geralmente começa na sexta-feira, como ocorreu nesta visita. Na tarde de sexta-feira, acompanhado pelo padre Amauri Batista, pároco da paróquia Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz, Dom Valdir conheceu as comunidades Santa Tereza, Santa Terezinha, e Imaculado Coração de Maria. Os dois ainda realizaram na mesma tarde visita aos enfermos. Na última parada do dia, conheceu a comunidade dedicada a São Pedro, no Jardim Laila, onde celebrou a Eucaristia, conversou com paroquianos e participou de um jantar.

O sábado, memória facultativa de Santa Maria Goretti, começou com a oração das Laudes, conduzida pelos padres Manfredo e José Carlos Brum. Os padres se reuniram com membros das três paróquias no salão paroquial da matriz da paróquia Santa Teresa de Jesus para a assembleia paroquial. A assembleia, conduzida por Dom Valdir, abordou, entre outros assuntos, a Carta Pastoral "Tudo por causa do Evangelho", escrita por Dom Valdir e lançada no ano passado. Ele destacou os três pontos principais da carta: sinodalidade, comunicação e conversão pastoral. Dom Valdir iniciou a conversa falando dos desafios da sinodalidade, da necessidade de uma comunicação mais efetiva entre todos e da caridade e fraternidade que o Evangelho pede.

A visita pastoral do bispo tem o objetivo de entrar em contato com pessoas, conhecer lugares na comunidade e instituições eclesiais presentes, além de conhecer os trabalhos e atividades desenvolvidas. Seguindo essa orientação, em suas visitas, Dom Valdir também reserva momentos para conversar com párocos e vigários paroquiais. A visita pastoral termina com a celebração eucarística, para a qual todo o povo é convocado.

Encerramento das visitas

No domingo, dia em que as visitas são encerradas, Dom Valdir celebrou nas três matrizes paroquiais. Durante a homilia em cada comunidade, Dom Valdir ressaltou a importância das visitas pastorais, destacando que, embora não seja possível conhecer tudo, esses encontros permitem uma aproximação cada vez maior entre o clero e o povo, fortalecendo a comunidade e a Diocese de Campo Limpo. Ele mencionou que, ao chegar na diocese, tinha plena consciência de que não vinha para reinventar a roda, mas para aprender com a caminhada já existente e contribuir com sua experiência, promovendo um crescimento conjunto.

Dom Valdir enfatizou que a missão da Igreja é evangelizar, não apenas anunciando o Evangelho, mas, acima de tudo, vivendo-o. Ele questionou até que ponto os fiéis estão verdadeiramente ligados a Jesus, lembrando que mesmo em sua própria terra Jesus não foi reconhecido como o Messias. Essa falta de reconhecimento é um desafio contínuo, pois ainda há muitos que não acreditam que Jesus é o Deus que se fez carne.

Referindo-se ao trecho do Evangelho de João, "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós", Dom Valdir explicou que, assim como os profetas da primeira leitura, Jesus também enfrentou a rejeição. Ele destacou que onde não há fé, não há milagres, e que a fé é essencial para uma comunidade viva e alegre, capaz de superar dificuldades. No nível pessoal e familiar, a fé é a força que nos ajuda a enfrentar adversidades.

Ele convidou os presentes a refletirem sobre as dificuldades que enfrentam e a examinarem a força de sua fé para superá-las. Dom Valdir concluiu lembrando a segunda leitura de São Paulo: "Eis que eu me comprazo nas fraquezas, nas injúrias, nas angústias, pois quando eu me sinto fraco é então que eu estou forte", encorajando os fiéis a encontrarem força na fé mesmo nos momentos de fraqueza.