Skip to main content

Festa do padroeiro

"É preciso que Cristo apareça": Dom Valdir destaca a missão de São João Batista

Na Solenidade da Natividade de São João Batista, bispo diocesano presidiu a festa do padroeiro da paróquia, convidando os fiéis a refletirem sobre a missão de conduzir as pessoas a Cristo e não a si mesmos.
 |  Andrea Rodrigues  |  Paróquias

Na Solenidade da Natividade de São João Batista, celebrada em 24 de junho, a Paróquia São João Batista, na Forania Taboão da Serra, reuniu grande número de fiéis para celebrar o seu padroeiro. Mesmo coincidindo com o horário da terceira partida da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, a igreja permaneceu completamente tomada por uma comunidade que, com alegria, encerrou o novenário dedicado ao precursor de Cristo.

A celebração foi presidida por Dom Valdir José de Castro, bispo diocesano, e concelebrada pelo pároco, padre José Hercílio Pessoa, e pelo vigário paroquial, padre Aparecido José da Silva. Antes da Santa Missa, os fiéis participaram da tradicional procissão seguida da bênção do fogo, símbolo da luz que São João Batista trouxe ao mundo ao anunciar a chegada do Messias.

A missão de refletir a luz de Cristo

Em sua homilia, Dom Valdir conduziu os fiéis a uma profunda reflexão sobre a missão de São João Batista e sua atualidade para a vida cristã. Recordando que João é um dos poucos santos cujo nascimento e martírio são celebrados pela Igreja, destacou sua missão singular como o último dos profetas do Antigo Testamento e aquele que preparou os caminhos do Senhor.

O bispo ressaltou que a maior característica de João Batista foi sua humildade. Mesmo reunindo discípulos e sendo reconhecido pelo povo, jamais buscou ocupar o lugar de Cristo.

MG 1662

Inspirando-se em Santo Agostinho, Dom Valdir explicou que João Batista nunca quis ser o centro da atenção. "Ele sabia que não era o sol, mas apenas aquele que apontava para a verdadeira luz. João é a voz; Cristo é a Palavra. João anuncia; Jesus realiza a salvação", explicou.

A partir dessa imagem, o bispo comparou a missão dos cristãos à lua. Assim como a lua não possui luz própria, mas reflete a luz do sol, também os discípulos de Jesus são chamados a refletir a luz de Cristo ao mundo. "Nossa missão não é brilhar por nós mesmos, mas deixar que a luz de Jesus ilumine a vida das pessoas através do nosso testemunho", afirmou.

Um alerta para os tempos atuais

Ao aproximar o Evangelho da realidade contemporânea, Dom Valdir chamou a atenção para os desafios da evangelização na era digital. O bispo alertou sobre o risco de transformar lideranças religiosas em protagonistas, esquecendo que toda missão deve conduzir ao encontro com Cristo.

"Cuidado com os pregadores que se colocam como sol", advertiu. Segundo ele, padres, bispos, religiosos e leigos não existem para reunir pessoas em torno de suas próprias ideias ou personalidades, mas para conduzi-las a Jesus. "Quando alguém ocupa o lugar que pertence somente a Cristo, perde-se o verdadeiro sentido da missão."

Dom Valdir também recordou que a conversão não é apenas um sentimento, mas uma mudança concreta de direção. Convidou os fiéis a examinarem continuamente a própria caminhada para perceberem quando se afastam do Evangelho por ideologias, interesses pessoais ou pelas facilidades oferecidas pelo mundo.

"Converter-se é voltar sempre para Cristo, o Cordeiro de Deus. É permitir que Ele seja novamente o centro da nossa vida", destacou.

Ao concluir a reflexão, o bispo incentivou toda a comunidade a cultivar a mansidão, a humildade e a coragem missionária de São João Batista, tornando-se testemunha da esperança em meio aos desafios da sociedade atual.

Fé que transforma vidas

Após a Comunhão, o Núcleo de Convivência de Idosos (NCI) da paróquia realizou uma apresentação especial. O grupo desenvolve um importante trabalho de promoção do envelhecimento ativo, saudável e autônomo, oferecendo atividades comunitárias e acompanhamento domiciliar aos idosos atendidos pela comunidade paroquial.

MG 1695

Ao final da celebração, padre José Hercílio agradeceu a presença de Dom Valdir e de todos os fiéis que participaram da festa do padroeiro. Em sua saudação, convidou a comunidade a confiar suas dores, sofrimentos e esperanças ao Bom Pastor e a continuar testemunhando, com alegria, a fé em Jesus Cristo.

A celebração encerrou mais um novenário dedicado a São João Batista, renovando nos fiéis o compromisso de seguir o exemplo daquele que fez de toda a sua vida um anúncio do Cristo, ensinando que a verdadeira grandeza consiste em apontar sempre para Aquele que é a Luz do mundo.