Exaltação da Santa Cruz: 21 leigos assumem compromissos da Ordem terceira do Carmo

O dia da Exaltação da Santa Cruz foi celebrado com grande alegria em Campo Limpo, quando 21 irmãos assumiram compromissos na Ordem do Carmo. Os leigos, provenientes de diversas paróquias da Diocese de Campo Limpo, encontraram na Ordem do Carmo uma forma concreta de viver sua fé e ser Igreja.
Na cerimônia de noviciado, 11 leigos receberam das mãos do Delegado Provincial, Frei Petrônio de Miranda, O. Carm., o hábito da Venerável Ordem Terceira do Carmo. Durante um ano, eles se aprofundarão no carisma carmelitano, estudando a literatura própria da Ordem e convivendo diretamente com os religiosos das Ordens Primeira e Segunda. Nesse período, também iniciam o estudo da teologia para leigos.
Outros oito irmãos, que completaram um ano de noviciado, fizeram a profissão temporária, válida por três anos segundo a Regra da Ordem Terceira do Carmo. Eles continuarão os estudos de teologia e se prepararão para a profissão perpétua, prevista para 2027.

Após cinco anos de preparação, dois irmãos realizaram a profissão perpétua, recebendo das mãos do Delegado Provincial a capa branca, símbolo visível de sua consagração.
Todos os leigos estão vinculados à Província Carmelitana Fluminense e ao Sodalício Carmelitano da Ordem Terceira de Santo Alberto de Jerusalém, com sede provisória na Paróquia São Francisco e Santo Estevão, em Campo Limpo, SP.
A Ordem Terceira do Carmo é um organismo da Ordem do Carmo, subordinado à autoridade do Geral da Ordem e do Provincial da Província Carmelitana Fluminense. Os leigos professam votos de pobreza, obediência e castidade, vivendo sua consagração conforme seu estado de vida, a serviço da Igreja e do povo de Deus, sendo testemunhas vivas do carisma carmelitano em suas paróquias e comunidades.

Atualmente, o Sodalício Carmelitano Santo Alberto de Jerusalém conta com 12 postulantes, 11 noviços e 20 professos, entre temporários e perpétuos, além de fiéis que se identificam com a Ordem do Carmo, mas sem assumir compromissos formais. Esses devotos de Nossa Senhora do Carmo organizam-se na Fraternidade do Escapulário, presente nas paróquias de Todos os Santos, Nossa Senhora das Vitórias (Embu das Artes) e Santa Terezinha do Menino Jesus (Embu-Guaçu).
A Província Carmelitana Fluminense expressa, por meio de suas orações, o desejo de que todos os irmãos perseverem nesta caminhada formativa, servindo a Deus e à Igreja em seu apostolado junto ao povo de Deus.