Skip to main content

Festa dos Padroeiros

Festa dos padroeiros Senhor dos Passos e Senhora das Dores celebra a benção do painel central

Festa dos padroeiros inaugura painel pintado pelo próprio pároco e realiza procissão pelas ruas do bairro com grande participação dos fiéis.
 |  Pascom Paroquial  |  Paróquias
Foto: Pascom Paroquial

A Paróquia Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores, forania Campo Limpo, celebrou entre os dias 5 a 15 de setembro, a novena e a celebração da solenidade dos seus padroeiros, vividos intensamente com fé, piedade e devoção pelos paroquianos.

Como gesto simbólico e representando o clima festivo da novena e homenagem aos padroeiros, Senhor dos Passos e Nossa Senhora as Dores, dois belíssimos estandartes com as imagens dos santos foram instalados na fachada da igreja matriz, mostrando toda a devoção da comunidade local.

Com alegria a novena teve início na segunda-feira, dia 5, e se estendeu até o dia 13 de agosto. Durante os dias do novenário, quinze minutos antes das celebrações, os paroquianos rezaram a ladainha e honra ao Senhor dos Passos e meditou um versículo bíblico da passagem do Servo Sofredor do livro do profeta Isaías. As celebrações eucarísticas foram presididas por padres convidados de diversas paróquias diocesanas com numerosa participação dos fiéis.

Dom Luiz abençoou o novo painel


No segundo dia da Novena, a eucaristia foi presidida por Dom Luiz Antônio Guedes, bispo diocesano, na qual, que na ocasião abençoou o novo painel da parede principal da Igreja Matriz.

O painel, que representa, o Calvário, foi produzido pelo próprio pároco, padre Denis de Oliveira Matos. Em entrevista, o pároco declarou que a inspiração veio do próprio Deus: “Durante a pandemia, quando, infelizmente, as igrejas estavam fechadas, devido ao confinamento para combater a disseminação da coronavirus, fui inspirado por Deus para realizar a pintura”.

O painel

O novo painel é um presente do pároco aos seus paroquianos. O afresco é uma reprodução adaptada da obra “Crucificação”, do pintor Giotto di Bondone, de 1304-1306. A obra original se encontra na Cappella degli Scrovegni, em Padova, na Itália.

O pároco começou a produção da pintura em novembro de 2020 e foi concluída alguns dias antes da bênção de instalação.  A Paróquia Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores é a única igreja da diocese que possui uma reprodução de uma pintura renascentista-medieval-bizantina. A bênção de instalação do novo painel pode ser revista através do canal da paróquia no YouTube.

Fortalecendo vínculos

No domingo, dia 11, durante a tarde, apesar do céu nublado, paroquianos e pároco, portando bandeirinhas nas mãos, realizaram uma belíssima procissão pelas ruas do território paroquial, com as imagens dos padroeiros. E na noite do domingo, após a missa do sétimo dia da novena, realizaram um delicioso coquetel compartilhado, reforçando os vínculos entre os paroquianos e fortalecendo a amizade entre todos.

Na quarta, dia 14, providencialmente, no mesmo dia em que a Santa Sé anunciou a nomeação do novo bispo diocesano, a paróquia celebrou a noite, a missa solene do Senhor dos Passos e no dia seguinte, 15, na quinta-feira, a missa solene de Nossa Senhora das Dores.

Ambas as Missas foram presididas pelo pároco, que reforçou em suas homilias, a grandiosidade de ter o próprio Jesus, levando a Cruz e Nossa Senhora, sob o título das Dores, como Padroeiros.

Foram 11 dias consecutivos de pedido, agradecimento e louvor ao Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Para a paroquiana Damiana Camelo, “foram dias maravilhosos”. No último dia, como gesto de comemoração, também de lembrança, todos os presentes receberam um pedaço de bolo ‘dos Padroeiros’.

O painel pode ser visitado todos os dias no horário de atendimento da paróquia. Rua José Máximo Pinheiro de Lima, 410 - Jardim Ipê.
Como Chegar: A partir do Terminal Capelinha, acessar o ônibus 6816 - Jardim Mitsutani ou o ônibus 6818 - Jardim Vale das Virtudes e descer no ponto final do Jardim Helga ou pelo Terminal Campo Limpo acessar o ônibus 7052 - Jardim Helga e descer no final. Mais informações no facebook e instagram da Paróquia.