Skip to main content

6ª Semana Social

Fórum das Pastorais Sociais e CNLB diocesana promove formação à luz da Fratelli Tutti dentro da 6ª Semana Social Brasileira

Paróquia Santo Antônio, forania São José, recebe formação dentro da programação da 6ª Semana Social com o professor Hugo Allan Matos.
 |  Andrea Rodrigues  |  Paróquias
Foto: Andrea Rodrigues

Na manhã de sábado, 13, dentro da 6ª Semana Social Brasileira, promovida pelo Fórum das Pastorais e o Conselho Nacional do Laicato do Brasil, aconteceu na Paróquia Santo Antônio, forania são José, uma formação com o professor Hugo Allan Matos, vice-coordenador do CNLB da Diocese de Santo André e mestre em educação, além de doutorando em filosofia.

O tema, O católico-cristão e o mundo atual? O que temos a ver com isso?, foi desenvolvido a partir da Carta Encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco, sobre a fraternidade e a amizade social. Participaram o pároco, Reinaldo Sussumu Akagui, líderes do Fórum das Pastorais da diocese e paroquianos.

Para o professor a formação é fundamental para que os leigos saibam exercer seu protagonismo enquanto cristão católico para uma transformação da sociedade: “Os temas formativos propostos pela 6ª Semana Social são temas que visam ajudar todo cristão católico a exercer a sua fé também na sociedade. O Papa Francisco tem pedido uma Igreja em saída, uma Igreja democrática, uma maior sinodalidade entre nós, e as formações ajudam a entender na prática do nosso dia a dia como atender esse apelo. Cada cristão e cada cristã pode e precisa colaborar no exercício de sua fé se engajando nos movimentos sociais, especialmente aqueles pastorais, que já existem na comunidade onde se participa, onde se partilha da Palavra e da Comunhão, comum-união, por terra, teto e trabalho, os três T’s que o papa clama para todos, do menor ao maior, sem distinção, ressignificando os valores: solidariedade, generosidade, partilha e ética”.

6ª Semana Social Brasileira

A 6ª Semana Social Brasileira (6ªSSB) que, inicialmente planejou as ações presenciais entre 2020 e 2022, ampliou os processos dos Mutirões pela Vida até 2023. As Semanas Sociais Brasileiras são uma convocação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora, aprovada na 57ª Assembleia Geral da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 2019, e se insere num processo amplo de colaboração para a transformação da sociedade com as pastorais sociais, movimentos populares, organizações sociais e igrejas.

O objetivo é sensibilizar a sociedade, mobilizar e articular forças sociais, fortalecer e multiplicar as lutas por direitos para desencadear novos processos de luta e de organização popular em torno do desafio maior de nosso tempo: nenhuma família sem casa, nenhum trabalhador sem direitos e nenhuma pessoa sem a dignidade que provém do trabalho.

Para saber mais acesse : clique aqui