Louvor Encontro com Cristo de Aniversário, um dia de milagres
Em meio a um dia quente e ensolarado, o Louvor Encontro com Cristo de Aniversário teve início com a apresentação de Rone Vaz, que lembrou que aquele era “um grande dia, uma grande benção”, destacando que os que estavam ali, vivam um dia de cura, e que o Senhor faria maravilhas na vida de cada um.
O evento contou com 56 caravanas, de cidades do interior ao litoral de São Paulo, e também de outros estados, como Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia. O público, animado desde as 8 horas da manhã, lotou o Ginásio de Esportes de Itapecerica da Serra.
Irmã Ana Paula – convidada junto de Ironi Spuldaro para animação e pregação no evento – entrou no palco animando os que esperavam o início do Louvor, enquanto a equipe de som fazia os últimos ajustes. Com oração e um alongamento, ela conquistou logo de cara o público que já era encantado por sua voz.
Depois de uma sequência de músicas, que incluiu “Derrama o teu amor aqui”, Padre Alberto Gambarini começou sua primeira pregação, falando sobre cura. “Onde está o seu problema? Jesus te trouxe aqui porque ele deseja te tocar nessa enfermidade”, disse. E relembrou que temos que crer em Jesus para alcançar os milagres através da passagem do Evangelho de São Marcos – “estes milagres acompanharão aqueles que creem” – e complementando que “a Virgem Maria com certeza está intercedendo por cada um, mas ela pede uma coisa, como ela pediu nas Bodas de Caná: façam tudo que Ele, Jesus, vos disser”.
Evágrio Pôntico e o espírito de reclamação
Padre Alberto também contou a história de Evágrio Pôntico, monge que viveu no século IV, para dizer que não devemos reclamar, “porque o diabo não quer que a gente, em todas as circunstâncias, dê glorias a Deus.”
“Quando você reclama, você está dizendo para Deus ‘O Senhor não está cuidando direito de mim’. E Ele sempre cuida de nós” - Padre Alberto Gambarini durante pregação no Louvor Encontro com Cristo de Aniversário.
Durante a primeira hora do evento, o público começou a acender velas para receber o Santíssimo Sacramento. Padre Alberto Gambarini adentrou o Ginásio de Esportes com o Santíssimo Sacramento – um dos momentos mais importantes do Louvor Encontro com Cristo – ao som de Sopra em Nós na voz de Irmã Ana Paula, e das orações de Ironi Spuldaro.
Ainda pela manhã, com a alegria e a energia de uma criança, Padre Alberto percorreu o Ginásio de Esportes em meio ao público, enquanto Irmã Ana Paula cantava “Chuva de Graça”, animando ainda mais aqueles que dançavam e pulavam junto dele. Ao voltar ao palco, Padre Alberto dançou “O Senhor é Rei” com irmã Ana Paula, sempre acompanhados pelo povo.
“Deus precisou quebrar a minha perna para que eu estivesse aqui”
As palavras que iniciaram a pregação de Ironi Spuldaro revelaram as dificuldades que o levaram até ali. Em pé, mas com a perna quebrada, ele disse: “Deus precisou quebrar a minha perna para que eu estivesse aqui”.
Explicando, Ironi contou que após o Desperta Brasil, viveu um êxtase espiritual, em que encontrou Monsenhor Jonas Abib, Padre Léo e Jesus. No entanto, ali também estava presente Satanás que, indignado, reclamava as doenças que atingiram os dois sacerdotes. Cantando vitória, Satanás também se vangloriou da perna quebrada de Ironi, mas Jesus o contradiz, revelando que quebrou sua perna para salvá-lo.
A pregação seguiu, com Ironi falando sobre a necessidade de deixarmos Deus agir em nossa vida, porque – e nesse momento ele utilizou a passagem do Evangelho de São João - “‘no mundo haveis de ter tribulações. Coragem! Eu venci o mundo.’ Os problemas nos abalam, mas são oportunidades de milagres”, explicou. E mesmo assim, de acordo com o pregador, o único que pode impedir o recebimento de uma graça de Deus, daquilo que foi prometido por Ele, a cada um: “Deus não pode agir se você deixar de acreditar, se você deixar de confiar”.
Ironi ainda lembrou que o Louvor Encontro com Cristo é um lugar de milagres. “Se você parou de acreditar, volte a acreditar. Não é somente no evangelho que os milagres acontecem. Não é só 30 anos atrás nos grandes Cenáculos que os milagres aconteciam. Os milagres estão acontecendo aqui, nesse Louvor Encontro com Cristo, em todo homem e mulher de fé.”
A pregação de Ironi foi a parte preferido do Louvor de Creuza Cruz, uma das voluntárias, que trabalhou na venda e distribuição de água para o público junto com a filha, Maria Vitória. As duas vieram para servir voluntariamente durante todo o dia, auxiliando no bom funcionamento e execução do Louvor Encontro com Cristo.
Depois da inspiradora pregação de Ironi, padre Alberto Gambarini andou, novamente, em meio ao povo, rezando e abençoando os que estavam ali, enquanto Irmã Ana Paula cantava “Terra Seca”. A manhã terminou com um momento mariano, iniciado com a entrada da imagem de Nossa Senhora dos Prazeres, e guiado pelos convidados e padre Alberto Gambarini.
Uma tarde de graças
Com o retorno, após o intervalo para o almoço, Irmã Ana Paula seguiu mantendo o público animado, para, às 15 horas, ter início a Santa Missa.
Maria e Mateus, ambos do grupo de jovens do Santuário, esperavam pelo início da missa depois de uma manhã cheia de bênçãos. “Eu vim para conhecer mais Deus, me aproximar Dele; e também me conhecer. É a primeira vez que venho e todos os momentos foram meus preferidos, porque chorei em todos”, conta Maria. Já Mateus revela que, apesar de todos os momentos terem tocado em seu coração, os seus favoritos foram os de cura e libertação.
Antônia, por sua vez, vem ao Louvor e a outros eventos de padre Alberto Gambarini desde 1985, quando chegou a São Paulo, vinda do Piauí. “Quando eu cheguei aqui em São Paulo, eu tive a graça de acompanhar o padre Alberto, tanto aqui nos Louvores em Itapecerica, quanto no Pátio do Colégio. Onde o padre Alberto ia, ali a Antônia também ia”, conta. Perguntada sobre o motivo de ter vindo ao Louvor, ela esclarece: “Meu filho é aspirado pelo menos dez vezes por dia. E hoje ele não foi aspirado nenhuma vez. Então é só milagre”.
A missa foi celebrada por padre Alberto Gambarini e co-celebrada pelos padres Alexandre Matias, Rodolfo Camarotta e César Rossi. Após o final da missa, padre Alberto deu um espaço para que Ironi Spuldaro falasse sobre o perdão, a confissão e a cura. O evento foi finalizado por volta das 17h30.
Sopra em nós e Irmã Ana Paula
Em entrevista para a TV Encontro com Cristo, Irmã Ana Paula contou como se sentiu ao saber que uma música sua tinha se tornado o tema de um evento como o Louvor Encontro com Cristo. “É motivo de louvor a Deus”, ela começa, e complementa que já reconhece que “Sopra em nós” é “uma obra do Espírito Santo, que Ele quis fazer nascer na Igreja através de mim. Para mim, é uma alegria muito grande”.
Irmã Ana Paula também agradeceu ao padre Alberto Gambarini pelo convite para participar do Louvor. “É sempre uma graça”, ressaltando que durante o evento, “estamos vivendo o reavivamento na presença do nosso Deus”.
Voluntários
O trabalho voluntário dos fiéis da paróquia do Santuário Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia é um ponto de grande importância para o funcionamento do Louvor Encontro com Cristo. Nesta edição do evento, trabalharam 431 voluntários, em funções como acolhimento de caravanas, nos estacionamentos, distribuição de água, intercessão e apoio.
José Tadeu, que trabalho como voluntário no Louvor há 37 anos, conta que o voluntariado permite que ele se enxergue como um colaborador do projeto de evangelização do padre Alberto. “A equipe dele, agora, está apoiando ele num momento importante como é o Louvor”.
Já Sophia Carvalho, de 13 anos, trabalhou pela primeira vez como voluntária no Louvor. “Eu vim ajudar. Vim ajudar a minha avó e o padre Alberto.”
Portas abertas à comemoração de 45 anos de ordenação de Padre Alberto
O Louvor Encontro com Cristo em setembro acontece com o título de “Louvor de Aniversário”, referente ao aniversário de criação do evento. No entanto, ele também abre as portas ao chamamento para o Louvor em comemoração aos 45 anos de ordenação do padre Alberto Gambarini, que acontecerá em dezembro.
O evento será realizado no dia 10 de dezembro, no Ginásio de Esportes de Itapecerica da Serra, das 8h às 17h, e contará com as presenças, já confirmadas, de Walmir Alencar, padre Marlon, Marília Mello, Eugênio Jorge, Irmã Ana Paula, padre Rodolfo Camarotta, entre outros.