Mesmo em reforma, comunidade celebra São Pio X com fé e alegria
Na noite de 21 de agosto, a Paróquia São Pio X, na forania Campo Limpo, celebrou com grande devoção a festa de seu padroeiro. A missa foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Valdir José de Castro, ssp, e reuniu a comunidade paroquial em clima de fé, gratidão e esperança.
Mesmo em meio às obras de reforma da igreja matriz, iniciadas em abril, os fiéis fizeram questão de estar presentes. Sem bancos disponíveis, muitos levaram cadeiras e banquetas de casa, gesto que o pároco, padre Márcio Carvalho de Melo, fez questão de reconhecer: “Eu pedi e vocês atenderam ao apelo, cada um trouxe seu próprio banquinho ou cadeira e assim participaram da festa do padroeiro. Certamente é significativo e memorável”, agradeceu emocionado.

Em sua homilia, Dom Valdir refletiu sobre a vida e o legado de São Pio X, pontífice conhecido por reformas profundas na catequese, na liturgia e na missão da Igreja. Inspirado no lema do santo, “Restaura todas as coisas em Cristo”, o bispo ressaltou a centralidade do amor na vida cristã: “Podemos restauras tudo em Cristo se a gente tem amor, sem amor a gente não se restaura, sem amor a gente não restaura o outro, sem amor a gente não restaura a comunidade em Cristo, porque Cristo é amor, Deus é amor. Amor que nos leva ao perdão, à reconciliação, amor que nos leva a partilhar o que somos e o que temos, o amor que nos leva a construir um mundo melhor. Se a gente quer restaurar o mundo em Cristo, precisamos entrar na dinâmica do amor. Não há outro caminho. E restaurados no amor somos capazes de desdobrar em ações em benefício do irmão, da irmã.”, afirmou.
Ao final da celebração, não faltaram os agradecimentos e a partilha de um bolo festivo. Em tom descontraído, padre Márcio arrancou sorrisos ao brincar com a comunidade: “Eu perguntei e todos vocês aceitaram, então agora, pegue seu banquinho e saia de fininho”, disse, recordando o bordão de um apresentador de televisão.

Reforma da Matriz
Fundada em 25 de janeiro de 2007, a Paróquia São Pio X vive um tempo de renovação. Desde abril, a matriz passa por uma ampla reforma que já contemplou a troca do telhado, a modernização elétrica e a demolição de uma parede lateral, ampliando e tornando o espaço mais acolhedor.
As obras seguem com a abertura de novas janelas, adaptações no mezanino e a construção de um subsolo que abrigará a nova sacristia e salas de catequese. Mais do que melhorias estruturais, a comunidade vê no processo um sinal de fé e unidade, cuidando com amor da Casa de Deus que os reúne.
A festa do padroeiro, celebrada em meio às obras, tornou-se um marco na história da paróquia: prova viva de que a verdadeira Igreja é feita de pedras vivas, o povo de Deus reunido em Cristo.
