Skip to main content

Festa do padroeiro

Na festa de São Frei Galvão investidura de 33 novos ministros

Na celebração da memória do padroeiro da paróquia Santo Antônio de Santana Galvão, 33 novos ministros extraordinários foram investidos.
 |  Andrea Rodrigues  |  Paróquias

Dom Valdir José de Castro, ssp, bispo diocesano, foi recebido com euforia e gratidão em sua primeira visita à paróquia Santo Antônio de Sant'Anna Galvão. A comunidade tinha ainda mais um motivo para tanta alegria: a investidura de 33 novos ministros extraordinários.
Padre José Clodoaldo Ferreira Rodrigues, pároco, explicou que na paróquia existe a cultura de não renovar 'serviços': “Passado o tempo regular, os ministros são convidados a participarem de outra atividade pastoral e novos membros da comunidade são preparados para assumir a função. Eu mesmo administrei a formação destes novos ministros”.

No início da celebração, padre Clodoaldo falou sobre a alegria de receber pela primeira vez o bispo diocesano. Dom Valdir já visitou doze das quatorze paróquias da forania M’Boi Mirim.

A paróquia, dedicada ao primeiro santo brasileiro, tem 18 anos e está localizada no Jardim Guarujá. É composta pela comunidade matriz, dedicada a São Francisco de Assis, e pela comunidade São Judas Tadeu, no Jardim Letícia.

Em sua homilia, além de destacar a piedade e virtudes exemplares de Sant’Anna Galvão, Dom Valdir falou sobre o amor infinito de Deus, que nos ouve e consola, e ainda falou sobre a Carta de Paulo aos Romanos, da liturgia do dia: “Paulo nos ajuda a entender que é preciso pôr em prática o novo mandamento de Jesus – amar em primeiro lugar – do amor vem tudo: perdão, justiça, reconciliação, solidariedade. Notem que as pessoas que mais amam são as mais generosas em servir e fazer o bem aos outros”.

Antes de concluir sua homilia, Dom Valdir fez uma exortação especial aos ministros, enfatizando que o compromisso que assumem é o de serem uma ponte entre as pessoas que não podem estar na Igreja e a comunidade. Ele destacou a importância de seguir o exemplo de São Frei Galvão, realizando ações concretas em prol do próximo.

No final, ao lado do pároco, Dom Valdir deu a bênção com a relíquia de primeiro grau do santo, um pedaço do fêmur, que pertence à paróquia.