Na festa de São Frei Galvão investidura de 33 novos ministros
Dom Valdir José de Castro, ssp, bispo diocesano, foi recebido com euforia e gratidão em sua primeira visita à paróquia Santo Antônio de Sant'Anna Galvão. A comunidade tinha ainda mais um motivo para tanta alegria: a investidura de 33 novos ministros extraordinários.
Padre José Clodoaldo Ferreira Rodrigues, pároco, explicou que na paróquia existe a cultura de não renovar 'serviços': “Passado o tempo regular, os ministros são convidados a participarem de outra atividade pastoral e novos membros da comunidade são preparados para assumir a função. Eu mesmo administrei a formação destes novos ministros”.
No início da celebração, padre Clodoaldo falou sobre a alegria de receber pela primeira vez o bispo diocesano. Dom Valdir já visitou doze das quatorze paróquias da forania M’Boi Mirim.
A paróquia, dedicada ao primeiro santo brasileiro, tem 18 anos e está localizada no Jardim Guarujá. É composta pela comunidade matriz, dedicada a São Francisco de Assis, e pela comunidade São Judas Tadeu, no Jardim Letícia.
Em sua homilia, além de destacar a piedade e virtudes exemplares de Sant’Anna Galvão, Dom Valdir falou sobre o amor infinito de Deus, que nos ouve e consola, e ainda falou sobre a Carta de Paulo aos Romanos, da liturgia do dia: “Paulo nos ajuda a entender que é preciso pôr em prática o novo mandamento de Jesus – amar em primeiro lugar – do amor vem tudo: perdão, justiça, reconciliação, solidariedade. Notem que as pessoas que mais amam são as mais generosas em servir e fazer o bem aos outros”.
Antes de concluir sua homilia, Dom Valdir fez uma exortação especial aos ministros, enfatizando que o compromisso que assumem é o de serem uma ponte entre as pessoas que não podem estar na Igreja e a comunidade. Ele destacou a importância de seguir o exemplo de São Frei Galvão, realizando ações concretas em prol do próximo.
No final, ao lado do pároco, Dom Valdir deu a bênção com a relíquia de primeiro grau do santo, um pedaço do fêmur, que pertence à paróquia.