Skip to main content

Ministério Extraordinário

Novos e veteranos ministros foram investidos em missa presidida por Dom Valdir na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, forania M’Boi Mirim, recebeu pela primeira vez o bispo diocesano para celebração onde novos e veteranos ministros foram investidos.
 |  Andrea Rodrigues  |  Paróquias

No desejo de construir uma Igreja viva e participativa, no domingo 07 de maio, Dom Valdir José de Castro, ssp, bispo diocesano, presidiu a santa missa, em que aconteceu Investidura de Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucaristica, na matriz da paróquia Nossa Senhora de Lourdes, forania M’boi Mirim, concelebrou o pároco, padre Alessandro Marcelo Sampaio.

Antes de assumir a sua função, os sete recém-investidos e também os veteranos, receberam formação litúrgica e doutrinal para que exerça este serviço com a máxima dignidade. No rito, os candidatos recebem os votos de aceitação, o pároco é questionado sobre estarem aptos, e são abençoadas as vestes litúrgicas. Os ministros são ainda apresentados à comunidade, e a partir da conclusão da cerimônia podem servir a igreja conforme orientação da coordenação local.

Em sua homilia, dom Valdir falou sobre a importância deste serviço: “Servir ao altar é um trabalho muito importante na comunidade. Vocês não são só chamados a distribuir o pão eucarístico na comunidade, mas tem também o importante papel de congregar Cristo os demais ao levar o ‘Pão’ aos doentes e aos impossibilitados de participar do corpo da Igreja que é a comunidade”.

Ainda em sua homilia, falando sobre a liturgia do dia, 5º domingo da páscoa, dom Valdir exortou a comunidade a confiar no que diz Jesus, o Caminho: “Jesus é o caminho que leva ao Pai, Ele indica que é o Caminho, a Verdade e a Vida. Vejam que interessante, os primeiros cristãos eram conhecidos como seguidores do Caminho. Olhando para Jesus, o Caminho, é possível ver Deus. Em Jesus toda a humanidade de Deus, no amor, na misericórdia, na compaixão, no perdão, ninguém vai ao Pai se não passa pela experiência do amor, da partilha, ensinada por gestos e palavras de Jesus. Vamos nos esforçar para ser imitadores de Jesus, construindo aqui e agora uma comunidade cada vez mais fraterna e solidária”.

Padre Alessandro agradeceu a presença do bispo, esta foi à primeira visita do bispo a comunidade, e convidou a comunidade a rezar por Dom Valdir que recebeu ainda um presente. O bispo agradeceu e pediu que a paróquia caminhe sinodalmente por uma Igreja mais participativa e em comunhão.