Skip to main content

Posse Canônica

Padre Lidionor Sampaio assume a paróquia São Pedro Apóstolo

Na festa do apóstolo Bartolomeu, padre Lídio, como é mais conhecido, tomou posse como pároco na Paróquia São Pedro Apóstolo, forania Itapecerica da Serra.
 |  Andrea Rodrigues  |  Paróquias

Na festa do Apóstolo Bartolomeu, 24 de agosto, dom Valdir José de Castro, ssp, bispo diocesano, deu posse canônica de pároco, por tempo indeterminado, ao padre Lidionor Sampaio na paróquia São Pedro Apóstolo, forania Itapecerica da Serra.

A celebração marcada para às 20 horas, teve início pontualmente e aconteceu a ‘luz de vela’. O bairro inteiro do Jardim São Pedro, onde está a matriz paroquial, permaneceu sem energia elétrica antes, durante e depois da Santa Missa.

A falta de energia elétrica não desanimou os presentes e uma significativa participação do clero diocesano, de seminaristas e do povo de Deus, lotou a igreja para prestigiar este momento.

O novo pároco é natural de Poté (MG) onde nasceu no dia 17 de julho de 1975. Foi ordenado presbítero no dia 06 de dezembro de 2008 e escolheu como lema da sua Ordenação: “Porque um coração criado para um bem infinito, não pode ser feliz buscando o que é perecível” (Santo Afonso Mª de Ligório). Trabalhou nos últimos 13 anos, como reitor do Seminário Nossa Senhora Aparecida, Taboão da Serra, onde acompanhou inúmeros seminaristas na formação, muitos hoje já ordenados presbíteros.

A liturgia teve início com a leitura da provisão de pároco, proferida pelo padre Bruno Toledo, nomeando e acolhendo o padre Lídio, como é mais conhecido, como novo pároco. A paróquia São Pedro ficou aos cuidados pastorais do padre Bruno no último um ano e dois meses. No final da leitura toda assembleia acolheu a notícia com uma calorosa salva de palmas.

Em sua homilia, dom Valdir saudou a todos e falou sobre a missão dos apóstolos e de todos os cristãos: “O apóstolo é aquele que é chamado a anunciar o evangelho. Mas tem algo que vem antes, todo apóstolo é chamado a viver o Evangelho e anunciar, e não só anunciar, mas e, sobretudo, dar o testemunho”.

Logo após a homilia, teve continuidade o rito de posse, quando o novo pároco fez seu juramento de fidelidade, a profissão de fé e a renovação das promessas sacerdotais, sendo interrogado publicamente para manifestar sua disposição de cooperar com o Bispo, trabalhando em comunhão com ele e cuidando com zelo da paróquia.

Em seguida, recebeu os símbolos, sinais do ministério sacerdotal, para bem desempenhar sua missão. Recebeu os livros de registro dos sacramentos e da administração, de extrema importância, pois carregam em suas páginas toda a vida sacramental e administrativa da paróquia. O Pároco recebeu também as chaves da igreja, casa de Deus e nossa, e a estola que é símbolo da dignidade e autoridade sacerdotal. 

Após a comunhão, a ata de posse foi lida e uma paroquiana deu boas vindas em nome da comunidade, reforçando que o padre não estará sozinho, e agradeceu a presença breve, mas frutuosa do padre Bruno.

Padre Lídio agradeceu a acolhida e a presença de seus amigos de presbitério, dos seminaristas, familiares e de tantos fiéis.