Skip to main content

Posse canônica

Padre Orlando toma posse como novo pároco na Divina Misericórdia

Monsenhor Parede se despede da paróquia onde esteve por dez meses e empossa novo pároco.
 |  Andrea Rodrigues  |  Paróquias

Na memória de Santo Irineu, 28 de junho, padre Orlando Pereira, assumiu a paróquia Divina Misericórdia, forania M’boi Mirim, como pároco, por meio de provisão assinada por Dom Valdir José de Castro, bispo diocesano, por seis anos. A posse canônica foi presidida pelo Vigário Episcopal da região 3, monsenhor Luís Carlos Parede, que estava como pároco na paróquia há 10 meses. Em seu discurso inicial acolheu a comunidade presente, os padres presentes e o parabenizou o padre Orlando pelo importante dia.

A liturgia teve início com a leitura da provisão de pároco, nomeando e acolhendo o padre Orlando, que em seguida, fez o juramento de fidelidade diante da comunidade com a mão direita sobre o Evangeliário. Antes da proclamação do Evangelho, o padre recebeu o livro dos Evangelhos, e proclamou. 

Homilia

Monsenhor Parede falou brevemente sobre o santo do dia, considerado o último homem da geração apostólica e pontuou ao novo pároco as qualidades da comunidade: “Esta é uma comunidade que reza, fervorosa na oração e também uma comunidade que abraça, não só o padre mas, os trabalhos pastorais, me senti aqui muito acolhido e tenho certeza que o senhor sentirá todo o carinho desta comunidade”.

Rito de posse

Logo após a homilia, teve continuidade o rito de posse, quando o novo pároco fez a sua profissão de fé e a renovação das promessas sacerdotais, sendo interrogado publicamente para manifestar sua disposição de cooperar com o Bispo e trabalhar em comunhão com ele no cuidado e zelo da Paróquia a ele confiada.

Em seguida, recebeu os símbolos, sinais do Ministério Sacerdotal, para bem desempenhar sua missão. Recebeu os livros de registro dos Sacramentos e da Administração, de extrema importância, pois carrega em suas páginas toda a vida sacramental e administrativa da Paróquia. Recebeu a estola que é símbolo da dignidade e autoridade sacerdotal, os símbolos do Batismo, jarra com água e bacia e as chaves do Sacrário, onde por uns breves minutos, ao lado do celebrante, se colocou em adoração diante da Eucaristia.

Após a comunhão, a ata de posse foi lida pelo pároco da paróquia São Mateus, padre José Marcos dos Santos Filho, e representantes da paróquia deram as boas-vindas ao novo pároco e agradeceu ao monsenhor Parede pelo breve, mas frutuoso tempo em que esteve com ele.