Skip to main content

Serviço de Animação Vocacional

Paraisópolis ganha núcleo diocesano do Serviço de Animação Vocacional

Serviço de Animação Vocacional e Pastoral Vocacional diocesana começa trabalho de discernimento em prol de todas as vocações na comunidade de Paraisópolis.
 |  Andrea Rodrigues  |  Paróquias

O Serviço de Animação Vocacional (SAV) e Pastoral Vocacional da Diocese de Campo Limpo implantou em Paraisópolis, território das paróquias São José e Nossa Senhora do Paraíso, um núcleo, com o objetivo de trabalhar em conjunto com as diversas pastorais e movimentos e auxiliar nos trabalhos e discernimento em prol de todas as vocações.

A implantação do Serviço Vocacional aconteceu no domingo, 05, com uma missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Valdir José de Castro, na matriz da paróquia São José, onde as comunidades das duas paróquias se reuniram para primeiro, festejar a implantação de uma nova pastoral e depois, para com muito entusiasmo, receber o bispo pela primeira vez em Paraisópolis.

Assim que chegou, dom Valdir foi recebido com muito entusiasmo pela comunidade que lotou a Igreja para o momento celebrativo. Antes da celebração, Dom Valdir fez questão de agradecer a acolhida e disse que estará sempre próximo de Paraisópolis: “Já percebi que aqui tem um povo entusiasmado, que bom, eu quero estar bem próximo da comunidade”.

Participaram da missa os párocos das duas paróquias, padre Francisco Oliveira Viana, Nossa Senhora do Paraíso e padre Edaldo Pereira dos Santos, pároco da São José, o padre responsável pela Pastoral Vocacional na diocese, padre Márcio Carvalho de Melo e o Diácono Isaél Santos Rodrigues, que já colabora com os párocos de Paraisópolis e é o responsável pelo núcleo da SAV na comunidade.

Homilia

Dom Valdir iniciou a sua reflexão, como não poderia deixar de ser, falando de vocação: “Cada um de nós, batizados, somos chamados a viver a vocação. Alguns na vida presbiteral, mas tantos outros vivendo as vocações religiosas e de vida consagrada, para o matrimônio, outros que optam por não se casar, mas que se dedicam a Igreja, viúvos e viúvas e todos, descobrem dentro da comunidade, iluminados pelo Espírito Santo, o seu lugar. Os dons que recebemos de Deus, não podemos guardar”.

E falando para a comunidade sobre a liturgia do dia, 5º domingo do Tempo Comum, lembrou que a missão de todo cristão é ser Sal e Luz: “Será que nós entendemos o que é ser Sal e Luz? Todo o batizado, sem exceção, é chamado a ser Sal e Luz. A nossa fé, assim como o sal que dá o sabor deve dar sentido a nossa vida, a vida de quem conosco convive, da comunidade. E quando somos luz? Por meio das boas obras. E boas obras não é apenas fazer coisas grandes, as boas obras estão nas coisas simples: ouvir quem precisa ser ouvido, visitar um doente, ajudar quem tem fome. Por meio da fé, que nos faz sal e luz, podemos tornar o nosso mundo luminoso”.

Pastoral Vocacional - Paraisópolis

“Igreja sem vocações é como a figueira do evangelho que não tinha frutos”… (Papa Franscisco)

O maior objetivo da Pastoral Vocacional é possibilitar o conhecimento dos diversos chamados de Deus à pessoa humana, na diversidade de estilos de vida através de encontros com estudos, reflexões, dinâmicas, debates e momentos de oração. Os encontros acontecerão todos os primeiros sábados de cada mês sempre às 14h30 no Salão Paroquial da Matriz São José. Participe!

Rua Itajubaquara, 340 – Paraisópolis
Informações: 11 3743-9005


Notícias Relacionadas

Pastoral Vocacional: saber ouvir e discernir o chamado de Deus

A Pastoral Vocacional Diocesana realizou mais um encontro mensal no Centro Pastoral Sagrada Família com a participação de 29 jovens.

Retiro da Pastoral Vocacional revela a graça e a missão da vocação

No dia 29 de outubro, aconteceu no Seminário Nossa Senhora Aparecida, o retiro para vocacionados promovido pela Pastoral Vocacional Diocesana.