Skip to main content

Divina Misericórdia

Paróquia Divina Misericórdia celebra padroeiro e recebe bispo diocesano pela primeira vez

Paroquianos celebram a Festa da Divina Misericórdia com missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Valdir José de Castro, ssp.
 |  Andrea Rodrigues  |  Paróquias

Na manhã do último domingo, 16, o bispo diocesano, Dom Valdir José de Castro, SSP, celebrou a convite do pároco da Paróquia Divina Misericóridia, forania M’Boi Mirim, Josias de Freitas, a santa missa em honra ao padroeiro da paróquia na Comunidade Nossa Senhora da Visitação. No segundo Domingo da Páscoa, reunidos pela fé, toda Igreja celebra a Festa da Divina Misericórdia, instituída pelo Papa João Paulo II.

O momento de acolhida começou com o encontro da comunidade e o Bispo antes do início da celebração, muitas pessoas tiveram a oportunidade de trocar algumas palavras com o bispo e muito aproveitaram para ‘tirar’ uma selfie. A comunidade, que funciona em uma escola foi toda preparada para receber o grande número de fiéis e o bispo diocesano, que visitou a paróquia pela primeira vez.

Em sua homilia, dom Valdir falou da liturgia do dia e seu simbolismo riquíssimo: “Escutamos no Evangelho que eles estavam com as portas fechadas ao anoitecer, esse anoitecer, dentro do Evangelho de São João, pode ser traduzido como a obscuridade que eles passaram a viver. Eles não enxergavam bem o que estava acontecendo, Jesus havia sido crucificado, sepultado. Eles haviam estado no sepulcro, o viram vazio, mas o sepulcro vazio não é certeza da ressurreição. Trancados, eles estavam com medo, cheios de incertezas, tristeza, uma sensação de falência. Mas mesmo estando eles a portas fechadas, Jesus se põe no meio deles e devolve à alegria, ele chega trazendo a paz”.

E continuou: “E nós, como estamos? Como nos sentimos? Será que nos sentimos, lá no nosso íntimo, fechados, no nosso mundinho, com medo, tristes ou de fato nós acreditamos que Jesus está no meio de nós? Sim! Jesus Ressuscitado está aqui para trazer a sua paz e o seu amor. Ah, mas nós não vimos o Senhor, não tocamos suas feridas? De alguma maneira Ele tocou o nosso coração e se estamos aqui é porque tivemos um encontro com ele em algum momento de nossa vida. A fé faz ver”.

E finalizando convidou todos a renovar a fé: “Quando o ressuscitado chega trazendo a notícia de que Ele esta vivo, quando ele chega trazendo a paz, a alegria, o ânimo em anunciar é restabelecido, vamos também nós hoje renovar a nossa fé porque Jesus está no meio de nós. Vamos abandonar o medo, tenhamos coragem, amor. Quando a gente ama, a gente cria coragem de enfrentar as dificuldades da vida, a gente tem coragem de abrir as portas”.

No final da celebração e antes do bispo despedir o povo, padre Josias anunciou a sua saída da paróquia: “Sim é verdade que coloquei a paróquia a disposição. Estou me organizando para, a partir de setembro estudar fora, vou para a Espanha com o consentimento do nosso bispo fazer um mestrado em Teologia Catequética no Centro Regional de Estudos Teológicos de Aragon, filiado à Pontifícia Universidade de Salamanca graças a um convênio entre a Diocese de Campo Limpo e a Arquidiocese de Zaragoza, no período dos estudos realizarei um trabalho pastoral na diocese.  Ainda temos uns bons meses juntos então vamos continuar nossas atividades e trabalhos em prol da evangelização”.

Dom Valdir validou a informação, desejou “bons estudos ao padre” e disse ainda que o conhecimento que o padre adquirir neste período, na volta, usará em beneficio da diocese.

A comunidade preparou uma homenagem ao bispo e ofertou um presente como lembrança da data tão significativa.