Skip to main content

Festa da Padroeira

Paróquia Imaculada Conceição celebra a padroeira com presença expressiva e visita de bispos

A Paróquia Imaculada Conceição, única com este título na diocese, celebrou a festa da padroeira com tríduo em que, Dom Valdir José de Castro, bispo diocesano e Dom Luiz Antônio Guedes celebraram.
 |  Pe. Rodolfo Marinho  |  Paróquias
Foto: Pascom Paroquial

A Paróquia Imaculada Conceição, Forania M’Boi Mirim, celebrou com alegria as festividades de sua Padroeira, entre os dias 05 a 08 de dezembro, com o canto do Ofício da Imaculada Conceição e a celebração da Eucaristia em todos os dias, com participação ativa e expressiva do povo santo de Deus.

A Eucaristia de cada dia do tríduo preparatório contou com a presidência dos padres Amauri, pároco da Paróquia Santa Tereza de Jesus e São João da Cruz (Embu das Artes) e Lúcio Alves, pároco da Paróquia São Bento (Forania São José) e de nosso Bispo Diocesano, Dom Valdir José de Castro, SSP.

Padre Amauri presidiu a Eucaristia no primeiro dia do Tríduo, 05 de dezembro, e em sua homilia trouxe um questionamento aos presentes: “sua fé é uma fé testemunhal?”, e acrescentou que embora não possamos converter a ninguém, podemos levar as pessoas até Jesus, tal e qual os amigos do paralítico do Evangelho o levaram ao encontro do Senhor.

No segundo dia do Tríduo, 06, presidiu a Eucaristia, o Bispo Diocesano, concelebrada pelo pároco, padre Rodolfo Marinho de Sousa. Um dia chuvoso, que, porém, não impediu a presença dos paroquianos que desejavam conhecer e estar com o novo pastor.

Depois de sua ordenação episcopal, a Paróquia Imaculada Conceição foi a primeira visitada por ele, fato que ele compartilhou com muita alegria com os fiéis presentes. Em sua homilia, Dom Valdir afirmou que Jesus vem e se preocupa com todas as ovelhas e com ternura vai ao encontro daquela que se perdeu para trazê-la de volta ao rebanho, portanto, Deus quer salvar todos e não perder ninguém, pois Ele ama a todos e enviou seu Filho para nos salvar e não nos condenar.

O Bispo prosseguiu lembrando a todos da alegria que temos em fazer parte do rebanho do Senhor e que o caminho que estamos trilhando rumo ao Natal deve ser feito com o compromisso de todos em ir ao encontro das ovelhas que estão perdidas. Dom Valdir ainda aproveitou a ocasião para agradecer a todos pelas orações no período que antecedeu sua ordenação e posse canônica, e ainda reiterou o que ele vem dizendo desde que chegou a Campo Limpo: “seguiremos caminhando juntos como Igreja Diocesana”.

No último dia do Tríduo preparatório à Solenidade da Padroeira, 07, presidiu a Eucaristia, padre Lúcio Alves, que em sua homilia a partir do questionamento “como está nossa preparação para a chegada de Jesus?”, provocou os presentes à imitação de Jesus manso e humilde que nos convida a nele descansar e com Ele seguir caminhando, reproduzindo por onde passamos, sobretudo para com o próximo, suas virtudes, em especial a compaixão.

No dia mais solene de toda a festividade, presidiu a Eucaristia, Dom Luiz Antônio Guedes, Bispo emérito de Campo Limpo, que em sua homilia nos presenteou com uma profunda catequese a respeito dos dogmas marianos: maternidade, virgindade, concepção imaculada e a assunção aos céus, destacando obviamente o dogma celebrado por toda a Igreja no dia 08 de dezembro: a Imaculada Conceição de Maria, lembrando-nos as verdades de nossa fé que nos lembram e asseguram que Maria não traz em si a mancha do pecado original.

A Paróquia Imaculada Conceição é a única em nossa Diocese dedicada à Nossa Senhora sob este título, motivo pelo qual, nas palavras de seu pároco, traz “uma alegria a mais” a seus membros, uma vez que, celebrar a padroeira principal da paróquia, em um dia que toda a Igreja celebra a festa mais importante da Virgem Maria do decorrer do ano litúrgico.

Ó Maria, concebida sem o pecado original, rogai por nós, que recorremos a vós!