Paróquia Nossa Senhora da Esperança promove retiro em honra ao Sagrado Coração de Jesus
No dia 15 de novembro, na paróquia Nossa Senhora da Esperança, forania M’Boi Mirim, aconteceu o retiro: “Sagrado Coração de Jesus, que eu vos ame cada vez mais”. Ao todo, participaram 40 pessoas, entre zeladores do Apostolado da Oração e outros paroquianos interessados em conhecer e se aprofundar na devoção ao Sagrado Coração de Jesus.
Pela manhã, o retiro contou com a pregação de Roberto Nori, Beto, Coordenador do Apostolado da Oração da Catedral de Campo Limpo. A partir das 12 promessas reveladas a Santa Margarida Alacoque, Beto falou sobre o Sagrado Coração de Jesus como fonte de amor inesgotável à humanidade e levou todos a refletir sobre a revelação do Sagrado à Santa Margarida: “Prometo-te que o Meu Coração se dilatará para derramar com abundância as influências de Seu divino amor sobre os que tributem essa divina honra e que procurem que ela lhe seja prestada”. Em seguida, Beto falou sobre a identidade dos zeladores do Sagrado Coração de Jesus, que não se limita a fitinha vermelha exibida em volta do pescoço, mas que “os zeladores devem ser conhecidos pelo amor, dedicando-se em reparar as ofensas ao Sagrado”.
Na parte da tarde, o Sem. Arthur Carvalho pregou sobre a Rede Mundial de Oração do Papa, ao qual o Apostolado da Oração integra desde 2018. Nesse sentido, defendeu que a marca do Apostolado é a oração de intercessão, de modo que “toda a Igreja é sustentada pela oração dos zeladores do Apostolado”. Pelo oferecimento diário, os membros do Apostolado se unem à oração do Papa, integrando uma grande rede mundial de oração, que cada mês tem uma intenção especial.
D. Chiquinha, coordenadora do Apostolado da Oração da Paróquia Nossa Senhora da Esperança, falou sobre o que representou o retiro: “Foi um momento de grande aprendizado para os membros do Apostolado e também serviu para apresentarmos para a nossa comunidade o que é o Apostolado da Oração, qual é a nossa missão e como se tornar um novo membro, chamado a fazer parte de nosso grupo e a ser novo devoto do Sagrado Coração de Jesus”.
O retiro foi encerrado com a missa, presidida pelo padre César Rossi, Assessor Diocesano do Apostolado da Oração. Ele rezou a missa votiva do Sagrado Coração de Jesus, enfatizando ao final como o Sagrado Coração de Jesus está ligado ao Imaculado Coração de Maria: “Não são dois corações, mas um só, sempre unidos, de modo que, quando o coração de Jesus parou de bater em sua morte, ele continuava pulsando no peito de Maria, nunca deixando de amar a humanidade”.
Todos saíram muito felizes com o retiro e sensibilizados na devoção ao Sagrado Coração de Jesus. A coordenação local partilhou que planeja fazer um retiro paroquial a cada ano.