Paróquia realiza 1º Congresso AUFA com foco em conscientização sobre o autismo
Nos dias 25, 26 e 27 de abril, mês dedicado à conscientização sobre o autismo, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, da Forania Morumbi, promoveu o 1º Congresso AUFA – Diverso: Compreendendo o Transtorno do Espectro do Autismo. O evento teve como objetivo sensibilizar e oferecer apoio a familiares, cuidadores e amigos de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e outras neurodivergências.
A abertura oficial aconteceu no dia 25 de abril, com a celebração de uma missa presidida pelo pároco, padre Darci Bortolini, e concelebrada pelo assessor diocesano da Pastoral da Pessoa com Deficiência, padre Eduardo Macgettrick.

Cerca de 80 pessoas participaram do congresso, entre familiares, cuidadores, educadores, profissionais da saúde, estudantes, agentes pastorais e interessados no tema. A programação contou com palestras ministradas por especialistas nas áreas de fonoaudiologia, psicologia, pediatria, musicoterapia, nutrição, direito, pedagogia, além de representantes religiosos e relatos de experiências (cases).
Para o padre Darci Bortolini, pároco, o congresso teve grande relevância ao reunir profissionais qualificados que, de forma voluntária, ofereceram seu tempo e conhecimento para o sucesso do evento. Ele também destacou o trabalho essencial realizado por diversos colaboradores e voluntários de forma silenciosa, mas fundamental.
O Grupo de Apoio a Familiares e Cuidadores de pessoas Autistas ou com neurodivergências – AUFA-Diverso surgiu em julho de 2024, a partir da iniciativa de um pai que procurou a paróquia com a proposta de formar um grupo voltado ao suporte de famílias com filhos autistas. Inspirado em modelos internacionais, o projeto ganhou força com o apoio da equipe de voluntariado da paróquia.

Durante a fase inicial, a proposta encontrou respaldo em uma experiência já em andamento no Centro de Educação Infantil (CEI) Nossa Senhora de Fátima, creche administrada pela paróquia, que desenvolvia um trabalho voltado à neurodivergência. Com o apoio de profissionais especializadas e voluntárias envolvidas nesse trabalho, o projeto foi avaliado, validado e implantado com sucesso, tornando-se uma importante iniciativa de acolhida e orientação.
O Congresso AUFA representa um marco para a comunidade local e para a Diocese, ao promover conhecimento, empatia e integração entre famílias e profissionais comprometidos com a inclusão e a dignidade das pessoas neurodivergentes.