Skip to main content

Festa do padroeiro

Paróquia Santo Antônio de Pádua festeja padroeiro com tríduo e festa junina

Dom Valdir José de Castro, bispo diocesano, celebrou primeiro dia do tríduo de Santo Antônio, na paróquia dedicada ao presbítero e doutor da Igreja no Jd. Dom José.
 |  Andrea Rodrigues  |  Paróquias
Foto: Andrea Rodrigues

Na noite de tempo agradável do dia 10 de junho, a Paróquia Santo Antônio de Pádua, forania São José, deu início ao tríduo do padroeiro com a celebração presidida pelo Bispo Diocesano Dom Valdir José de Castro, ssp. Com o início do tríduo ao padroeiro, a quermesse também teve início e nas barracas em frente à Igreja Matriz, além de animação, comidas e bebidas típicas das festas juninas, antes e depois da celebração.

Padre Fabrício Alves Pita, pároco, concelebrou e no início da celebração deu boas-vindas ao bispo. Os membros da comunidade chegaram cedo para participar e conhecer o novo bispo, que está à frente da diocese há quase sete meses, dom Valdir é o terceiro bispo diocesano.

Refletindo sobre a liturgia do 10º domingo do tempo comum, dom Valdir falou sobre a opção de Jesus pelos excluídos do seu tempo: “a frase que lemos no livro de Oséias “Quero amor e não sacrifícios”, expressa justamente que Deus esta em busca dos pecadores, dos marginalizados pelas regras impostas. Vamos pensar nisto? Jesus é uma pessoa que não exclui, ao contrário, ele inclui todos aqueles que a época era ‘mal vistos’ ou ditos pecadores. Ele se senta a mesa e come com o cobrador de impostos, escandalizando os fariseus. Toda a vida de Jesus foi para incluir as pessoas no caminho do Reino, Ele veio oferecer a salvação para todos. A única coisa que Jesus não gostava e rejeitava era a hipocrisia. A hipocrisia dos fariseus obrigava o povo a seguir muitas regras, que por vezes eles mesmos não seguiam. A hipocrisia Jesus sempre condenou”.

santo antonio3
Dom Valdir celebra primeiro dia do tríduo do padroeiro. — Imagem: Andrea Rodrigues.

E falando sobre a rejeição na atualidade deu um alerta: “Jesus olha a pessoa sabendo que é uma pecadora, mas o que ele vê é o ser humano, ele valoriza aquele a humanidade do individuo. Jesus distingue muito bem o que é o pecado e o que é a pessoa que precisa de atenção, de salvação, de uma vida nova. Será que nós também temos esse olhar misericordioso de Jesus para acolher o irmão e a irmã ou preferimos excluir aquele que ‘não faz parte’ do nosso convívio? Se não estamos agindo com misericórdia não estamos tendo uma atitude cristã, não estamos agindo como Jesus agiria”.

No final da celebração e com o ‘cheiro junino’ invadindo a comunidade, dom Valdir foi presenteado com uma casula com um bordado que, trás na altura do peito e nas costas, Santo Antônio.

O tríduo teve ainda a participação do padre Gean Medeiros, paróquia São Francisco, forania São José, paróquia da qual a comunidade Santo Antônio foi desmembrada em março de 2020 e padre Luciano Borges Basílio, paróquia São Luiz Gonzaga, forania São Luiz.

Dia 13 de junho, memória do presbítero e doutor da Igreja, a missa será presidida pelo pároco e além da benção dos pães, e uma carreata pelas ruas do bairro, a comunidade terá a disposição o bolo de Santo Antônio, que em alguns pedaços será possível encontrar uma medalhinha de Santo Antônio.

santo antonio1
Dom Valdir recebe presente da comunidade. — Imagem: Andrea Rodrigues.