Skip to main content

Tríduo São José

Paróquia São José do Pazzini celebra tríduo em honra ao padroeiro com a presença de Dom Valdir

São José, patrono da Igreja universal, é padroeiro de cinco paróquias na diocese, entre ela a São José, forania Taboão da Serra, que em seu tríduo preparatório contou a presença do bispo diocesano.
 |  Andrea Rodrigues  |  Paróquias

A paróquia São José, forania Taboa da Serra, recebeu na quinta-feira, 16, para o segundo dia do tríduo ao patrono da Igreja Universal e padroeiro da comunidade, Dom Valdir José de Castro, bispo diocesano. A paróquia, umas das mais recentes criadas, 109ª, acolheu o celebrante em um clima com muita alegria e empolgação.

Em seu discurso de acolhida, o pároco, padre Rogério Santeri, agradeceu a presença do pastor diocesano que retribuiu parabenizando a animação de todos: “Vejo que vocês são bastante animados, celebremos juntos esse segundo dia do tríduo a São José, padroeiro desta paróquia”.

Em sua homilia e falando sobre as leituras propostas para o dia (quinta-feira da 3ª semana da Quaresma) destacou o quanto a teimosia pode nos afastar de Deus:    “Deus, através do profeta Jeremias pede que homens e mulheres ouçam e deixem as más inclinações do coração para que possam caminhar para frente e não para trás, mas eles não deram ouvidos. E nós? Estamos dando passos para frente ou para trás? É preciso andar para frente, a começar deste que vos fala, o bispo. Apesar das dificuldades, dos problemas, dos obstáculos, se estamos com Cristo, tomamos nossa cruz e seguimos atrás Dele. Jesus não veio para acabar com a lei, Ele veio para cumprir a lei, para dar um sentido a lei. Ele resume todas elas em um único mandamento: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”.

E concluiu explicando sobre o maior dos mandamentos: “O mandamento deixado por Jesus vai em três direções. Não é possível amar só a Deus, deste modo, ficamos apenas no espiritualismo e isso, por vezes, nos afasta do irmão, da irmã. Não podemos também só amar o irmão, senão a gente fica apenas no campo social e não é possível que amemos só a si mesmos, a isto podemos chamar de egoísmo, narcisismo. Para seguir em frente, guiados pelos passos de Jesus, precisamos nos esforçar para viver como irmãos, nos respeitando, perdoando-nos, sendo misericordiosos, sendo compassivos, valores estes que todos podemos aprender ao se aproximar do Mestre”.

A comunidade preparou uma carta-agradecimento a dom Valdir pela visita, lida no pós-comunhão e presenteou o bispo com uma Capelinha de São José.