Retiro Anual da Paróquia São José reforça fé e comunhão em jornada de reflexão e oração
No dia 26 de outubro, na Casa de Retiros Nossa Senhora do Cenáculo, localizada em Taboão da Serra, aconteceu o retiro anual da Paróquia São José, forania Taboão da Serra, no bairro Pazzini. Ao todo, participaram 85 pessoas, entre elas as religiosas: Maria Lucia, Maria das Graças e Teresinha Cota. O pároco Padre Rogério participou de todo o retiro.
O retiro foi conduzido pela irmã Teresinha Cota que iniciou a manhã com uma belíssima explicação sobre os estágios da fé de James W. Fowler: “A fé é uma das virtudes teologais, dom de Deus. A fé, a esperança e o amor nos guiam cada dia para vivermos na presença de Deus. A fé dá sentido à vida; é o sistema dinâmico de imagens, valores e compromissos que orientam nossa existência.”
Houveram momentos de deserto para que os paroquianos pudessem ter um encontro pessoal consigo mesmos e com Nosso Senhor Jesus Cristo. Com um direcionamento para oração e a bíblia em mãos, cada pessoa buscava um lugar da casa (capelas, jardins, varandas) na busca de um silêncio interior para ouvir a voz de Deus.
Durante a tarde aconteceu uma dinâmica muito edificante, conduzida pela irmã Maria Lúcia. Ela nos levou a meditar sobre a natureza e nos inspirou a ter cuidado com a casa comum. E também a perceber mais de perto os irmãos que estão próximos o acolhendo com uma palavra amiga que vinha do coração.
Em seguida, demos continuidade com o tema do retiro e a irmã Terezinha aprofundou no tema da Santíssima Trindade trazendo uma metáfora inspiradora: “Pericorese – A ciranda da Trindade”. Em seu escrito sobre a verdadeira fé, São João Damasceno, teria tomado a palavra grega “pericóresis” (pericorese) de uma dança própria de criança; peri: “ao redor”; coram, core, coreo: “estar em frente”, “em face de”; esis: “algo que jorra de uma fonte”. Na história de amor de Deus há uma pericorese. As pessoas divinas se movem de tal forma que há sempre uma no centro e duas ao redor.
Foi motivo de grande alegria para todos e um diferencial que as crianças participaram do retiro. A paroquiana, Tia Zerh, convidada pelo pároco se propôs a cuidar das crianças enquanto os pais participavam do retiro.
O retiro foi encerrado com a santa missa, presidida pelo pároco padre Rogério Andrade. Em sua mensagem final, ele expressou grande satisfação pela presença de todos os paroquianos e destacou a importância da vivência do retiro ao sair dali e irem para suas casas. “O retiro não acabou, agora que ele está começando. Quando chegarem em suas casas tenham a prática da oração diária e busque silenciar, continuem com a oração diária”, afirmou o pároco.