Skip to main content

Tríduo da padroeira

Santa Maria Goretti: tríduo preparatório e presença de Dom Valdir

A comunidade em festa e desejosa de conhecer o ‘novo bispo’ encheu a comunidade matriz.
 |  Andrea Rodrigues  |  Paróquias

A paróquia Santa Maria Goretti, forania São Luiz, recebeu pela primeira vez, com entusiasmo, Dom Valdir José de Castro, ssp, bispo diocesano, no tríduo preparatório para a festa da padroeira. 

A comunidade em festa e desejosa de conhecer o ‘novo bispo’ encheu a comunidade matriz. Na ocasião, Dom Valdir instituiu e renovou a investidura dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão da paróquia.

Falando ao povo, questionou a si e aos presentes: “Quem é Jesus? Jesus é Deus encarnado. O Evangelho de hoje nos revela seu poder. Aquele que acalma a tempestade e expulsa os demônios também nos liberta. Jesus, pelo seu poder, expulsa o mal que está em nós e ‘joga no fundo do mar’. Ele salvou os dois homens possuídos, no Evangelho de Mateus. Mas também a nós, Ele quer salvar, quer libertar. De que mal eu, você, nós queremos ser libertados? Joguemos fora, para o fundo do mar, com a ajuda de Jesus, tudo aquilo que nos aprisiona: inveja, orgulho, egoísmo, tristeza, mesquinhez, tantas coisas. Perdoe e se perdoe, as pessoas mais livres são aquelas que têm a capacidade de perdoar”.

Antes da bênção final, o pároco, padre Cícero Medeiros de Souza, agradeceu a presença do bispo e, com a comunidade, ofertou um presente a Dom Valdir: uma bonita estola com a imagem de Santa Maria Goretti.

Festa da padroeira

Os fiéis da paróquia Santa Maria Goretti celebraram a festa da padroeira no dia seguinte. A missa foi celebrada na comunidade matriz pelo pároco, padre Cícero, com a participação de grande número de devotos da santa que sofreu o martírio com apenas 12 anos. Após a morte da jovem, o rapaz que a assassinou se converteu e, após um longo período preso pelo crime cometido, esteve na Praça São Pedro na ocasião da canonização de Santa Maria Goretti, ao lado da mãe dela, que o perdoou.