Skip to main content

Festa da Padroeira

Santa Paulina, primeira Santa que viveu no Brasil, foi celebrada com novena e ‘festa julina’

As comemorações tiveram início no dia 30 de junho, quando o pároco, padre Renato Alves, deu início à sua primeira novena dedicada à Santa Paulina.
 |  Andrea Rodrigues  |  Paróquias
Foto: Pascom Paroquial

Em 2022, a Igreja celebra 80 anos da páscoa definitiva de Santa Paulina e 20 anos da sua canonização. A paróquia Santa Paulina, forania Embu, celebrou com grande júbilo o dia da padroeira.

As comemorações tiveram início no dia 30 de junho, quando o pároco, padre Renato Alves, deu início à sua primeira novena dedicada à Santa Paulina. Em memória à sua páscoa e como um sinal de peregrinação, cada dia da novena foi celebrado em uma das oito comunidades pertencentes à paróquia, sempre antecedendo as santas missas. 

Houve a participação bastante significativa de toda a comunidade durante os dias da novena, inclusive de forma online, através do canal do YouTube da paróquia. Através deste meio, pessoas que não puderam comparecer pessoalmente e devotos de todo o Brasil tiveram a oportunidade de acompanhar a novena do início ao fim.

A grande festa estava preparada para o dia 9 de julho, um dia após o último dia da novena. A celebração no dia da padroeira foi presidida pelo nosso bispo diocesano, Dom Luiz Antônio Guedes e concelebrada pelo pároco padre Renato Alves e pelo padre Lucas Alves Gramiscelli, dos Arautos do Evangelho. Estavam presentes também na celebração os seminaristas Isaél Santos, Giovani Russo e Rodrigo Pimenta. 

Antecedendo a missa, o pároco, juntamente com toda a comunidade em procissão, seguiu pelo bairro de Itatuba, indo até a comunidade Menino Jesus de Itatuba, onde aconteceu a Santa Missa.

Além da presença de toda comunidade, muitos devotos de Santa Paulina e pessoas oriundas de outras paróquias estiveram presentes na comemoração, tendo em vista que a paróquia de Santa Paulina é uma das poucas que levam o nome da santa na cidade de São Paulo. A festa da padroeira foi  extendida em suas comemorações com a quermesse preparada pela comunidade Menino Jesus de Itatuba.

Toda a comemoração nos remete a uma frase de Santa Paulina: “Quantas provas de amor nos dá o Senhor; sinto-me como no céu de contentamento”. Que a comunidade continue a seguir os exemplos de sua padroeira, para que um dia estejamos nesse céu de contentamento