Skip to main content

Ministério de Leitor e Acólito

Seminaristas são instituídos nos Ministérios de Leitor e Acólito

Em celebração presidida por Dom Valdir, os seminaristas Pedro Oliveira, Guilherme Borges e Gustavo Araújo assumem responsabilidades relacionadas ao anúncio da Palavra de Deus e ao altar, avançando em sua caminhada rumo ao sacerdócio.
 |  Sem. Erickson Silva  |  Diocese
Fotos: Arquivo Pessoal

Na última quarta-feira, 12 de novembro, memória litúrgica de São Josafá, Bispo e Mártir, a Capela da Casa da Juventude, em Taboão da Serra (SP), acolheu a Celebração da Santa Missa com o Rito de Instituição nos Ministérios de Leitor e Acólito de três seminaristas: Pedro Oliveira, do terceiro ano de Teologia; Guilherme Borges e Gustavo Araújo, ambos do segundo ano.

A Eucaristia foi presidida por Dom Valdir José de Castro, ssp, Bispo Diocesano, e concelebrada por diversos sacerdotes, entre os quais, os Padres Marcos Patrício e Amauri Batista, respectivamente, reitor e vice-reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida. Também estiveram presentes padres das paróquias onde os seminaristas fazem o seu estágio pastoral, bem como aqueles ligados às suas comunidades de origem ou que de alguma forma fazem parte de sua caminhada vocacional.

leitor2

Familiares, amigos, religiosos(as) e seminaristas de outras dioceses que estudam com os recém-instituídos leitores e acólitos também participaram da celebração, conferindo à mesma uma atmosfera fraterna e vocacional. Os seminaristas de nossa Diocese, em suas diferentes etapas (Propedêutico, Discipulado e Configuração), se mobilizaram na acolhida aos convidados e na organização da Santa Missa.

Compromisso, gratidão, serviço

Em sua homilia, Dom Valdir destacou que momentos como a Instituição nos Ministérios expressam o amadurecimento dos seminaristas em seu caminho formativo para o sacerdócio, devendo ser assumidos com responsabilidade, compromisso e espírito de serviço à Igreja e ao Povo de Deus.

O Bispo comentou ainda sobre a importância de se ter um coração agradecido, com base no Evangelho no qual Jesus cura dez leprosos, mas só um volta para dar graças a Deus. Dom Valdir falou sobre a gratidão em diferentes momentos: pelo dom da vida, da vocação, dos benfeitores que, com sua generosidade, colaboram com a formação dos futuros sacerdotes de nossa Diocese, entre outras situações do dia a dia.

Rito de Instituição 

Após a homilia, foi realizado o Rito de Instituição para os Ministérios de Leitor e Acólito. Os seminaristas foram chamados pelo nome e, diante da comunidade reunida, responderam “Presente”, expressando, assim, a sua disposição em acolher as novas responsabilidades confiadas pela Igreja.

Na sequência, Dom Valdir fez as orações próprias para pedir a Deus as graças necessárias para cada ministério assumido: “a de meditar sem cessar a Palavra de Deus, para que, impregnados dela, anunciem-na fielmente a seus irmãos” (Oração para o Ministério de Leitor); e “a de que se dediquem ao serviço do vosso altar, distribuam fielmente o Pão da Vida a seus irmãos e cresçam na fé e na caridade para a edificação da vossa Igreja” (Oração para o Ministério de Acólito).

Concluindo o rito, foram entregues aos seminaristas os símbolos referentes aos ministérios recebidos: o livro da Sagrada Escritura e a âmbula com as hóstias para a celebração da Eucaristia.

A Missa prosseguiu como de costume e, no final, Pe. Marcos Patrício, reitor do Seminário Nossa Senhora Aparecida, agradeceu a presença de Dom Valdir e de todos os que participaram da celebração. O Seminarista Guilherme Borges também fez o agradecimento em nome dos novos leitores e acólitos instituídos.

Após a Eucaristia, todos foram convidados para o jantar no refeitório da Casa da Juventude, onde puderam confraternizar com os jovens, seus familiares, amigos e o clero presente.

leitor

Sobre os Ministérios de Leitor e Acólito

Por “Ministérios”, a Igreja entende o conjunto de responsabilidades assumidas, tanto pelos clérigos quanto pelos leigos, a serviço de todos os fiéis. “Para apascentar e fazer sempre crescer o Povo de Deus, Cristo Senhor instituiu, em sua Igreja, variedade de ministérios que tendem ao bem de todo o corpo” (Catecismo da Igreja Católica, parágrafo 874).

No Ministério de Leitor, também chamado de Leitorato, aquele que é instituído tem como funções principais proclamar a Palavra de Deus na celebração litúrgica e ensiná-la aos demais irmãos e irmãs. Neste aspecto, sua missão assemelha-se à de um catequista.

Já aquele que recebeu o Ministério de Acólito é chamado a servir na preparação do altar para a celebração da Santa Missa e também a distribuir a Sagrada Comunhão.

Até o Concílio Vaticano II (1962 – 1965), Leitorato e Acolitato eram chamados de “Ordens Menores”. A Igreja passou a nomeá-los como Ministérios para dar ênfase à dimensão do serviço.