Skip to main content

Criança e adolencente

Papa denuncia violações contra a infância: sonhos das crianças se tornem realidade

Os direitos das crianças estiveram no centro de uma audiência de Leão XIV no Vaticano. O Pontífice lamentou a falta de progresso em garantir condições dignas a milhões de menores em todo o mundo.
 |  Vatican News  |  Papa Leão XIV
Foto: Unplash

O Papa Leão recebeu em audiência os membros do Comitê Organizador da Iniciativa “Da crise ao cuidado: ação católica em favor das crianças”. O grupo está reunido para levar adiante os compromissos que foram fruto da Cúpula Internacional sobre os Direitos da Criança, convocada pelo Papa Francisco e realizada no Vaticano exatamente um ano atrás.

Ao assegurar suas orações por este projeto, Leão XIV define como uma "tragédia" o fato de que milhões de crianças e jovens sejam frequentemente privados de cuidados e acesso às necessidades básicas da vida. 

“Lamento constatar que a situação das crianças hoje não melhorou durante o último ano, e também é motivo de profunda preocupação saber da falta de progresso na proteção das crianças contra o perigo. É preciso questionar se os compromissos globais para o desenvolvimento sustentável foram deixados de lado quando vemos em nossa família humana global que tantas crianças ainda vivem em extrema pobreza, sofrem abusos e são deslocadas à força, sem mencionar que carecem de educação adequada e estão isoladas ou separadas de suas famílias.”

Como recordava o Papa Francisco, não se deve esquecer o direito da criança de receber o amor de uma mãe e de um pai, pois ambos são necessários para o seu desenvolvimento integral e harmonioso.  A propósito, Leão XIV falou da importância de afirmar e defender sempre a visão profunda da vida como um dom a ser valorizado e da família como sua guardiã responsável, considerando deplorável que os recursos públicos sejam destinados à supressão da vida, em vez de serem investidos no apoio às mães e às famílias.

O Pontífice encorajou seus interlocutores a prosseguirem nesses esforços, mesmo quando surgir a tentação de desanimar devido a iniciativas fracassadas ou à sensação de inutilidade, reforçando a necessidade de trabalhar em harmonia com as demais estruturas da Igreja local, congregações religiosas e organizações de inspiração católica para atender às necessidades transversais das crianças. 

O Papa Leão concluiu citando novamente seu predecessor, que frequentemente lembrava da necessidade de ouvir as crianças e provou ser um professor exemplar nesse aspecto. "Implorando a intercessão de Maria, Mãe da Igreja, rezo para que Deus abençoe todos vocês e lhes dê força e coragem para ajudar as crianças a tornar os sonhos realidade."