Skip to main content

Bispo Diocesano preside Missa em comemoração aos 180 anos da Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres

Em consequência da pandemia, os fiéis estavam em número reduzido na igreja.

 |  Bárbara Mattana  |  Diocese

Em consequência da pandemia, os fiéis estavam em número reduzido na igreja.

Em 20 de fevereiro de 2021, sábado que antecede o primeiro domingo da Quaresma, a Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia completou 180 anos. A missa em celebração a esta data especial foi presidida pelo bispo da diocese de Campo Limpo, Dom Luiz Antônio Guedes, concelebrada pelos padres Alberto Gambarini, Alexandre Matias e Lídio Sampaio e transmitida ao vivo pelo Facebook, chegando a ser visualizada por mais de 20 mil fiéis.

A igreja Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia foi instituída oficialmente Paróquia em 20 de fevereiro de 1841, por portaria da Câmera Episcopal de São Paulo, tendo como bispo Dom Manoel Joaquim Gonçalves de Andrade. Contudo, a evangelização na região começou bem antes desta data.

Em 1689, as capelas Nossa Senhora do Rosário, no Embu, e a de Nossa Senhora dos Prazeres, em Itapecerica, já contavam com mais de 900 fiéis. Além disso, os primeiros registros de batismos, casamentos e óbitos da igreja Nossa Senhora dos Prazeres datam do ano de 1733. Ou seja, levando em conta esses dados, já são mais de 300 anos de evangelização, sendo a Paróquia a primeira matriz criada no território diocesano e uma das mais antigas igrejas do sul do Brasil.

O bispo da Diocese de Campo Limpo presidiu a Missa em celebração aos 175 da Paróquia, em 2016. Naquela ocasião, milhares de fiéis se reuniram em uma missa campal de ação de graças na Praça da Matriz de Itapecerica da Serra, em uma manhã de muito louvor e agradecimento.

Na celebração deste ano, Dom Luiz manifestou a alegria de poder se associar a todos os presentes “neste hino de louvor a Deus, nesta ação de graças por este acontecimento e pela história desta paróquia” e lembrou que “estamos celebrando o primeiro domingo da Quaresma deste ano, que nos conduz à Páscoa.”

O bispo ainda citou a importância deste tempo que foi apresentado aos cristãos na Quarta-Feira de Cinzas “esse período que foi aberto para nós na quarta-feira é o que nos leva à solenidade da Páscoa. Devemos aproveitar este tempo para a renovação da fé, da esperança, da caridade (...) conhecer Jesus e vivermos como aprendemos com Jesus.”

O padre Alberto Gambarini, por sua vez, ao final da missa que, principalmente, levou os fiéis a refletirem sobre o tempo da Quaresma,mostrou sua gratidão à presença dos fiéis que, por conta da pandemia, estavam em número reduzido. “A presença de cada um de vocês, representando toda a nossa Paróquia, que deseja apresentar ao Deus todo poderoso o seu agradecimento por essa data toda especial de 180 anos, levando a Palavra de Deus com a alegria da Virgem Maria”, mencionou.

O pároco ainda agradeceu a presença do Bispo “gostaria de agradecer o carinho de Dom Luiz por ter aceitado vir celebrar a missa dos 180 anos. Queríamos fazer uma grande festa, como é de costume, mas infelizmente, não foi possível. Foi quando pensamos em convidar Dom Luiz, que sempre teve um carinho muito grande por nós, e, lembrando: onde está o Bispo, está a igreja”, citou.

Ainda em sintonia com os agradecimentos, padre Alberto agradeceu ao Padre Alexandre Matias, vigário paroquial do Santuário “de todos esses anos em que ele está aqui conosco, de modo especial nesta pandemia, ele está colocando o melhor, está colocando o coração, está nos ajudando a enfrentar esse momento tão difícil. Obrigado por seu empenho”, disse. E completou agradecendo também ao padre Lídio “na medida do possível ele nos ajuda em nossa caminhada. Obrigado pelo seu apoio, pela sua amizade.” Mostrando gratidão a todos aqueles que se dispõem em colaborar na organização das missas frente à pandemia, o padre Alberto Gambarini encerrou os agradecimentos deste dia mais que especial para os fiéis de Itapecerica e região.