Skip to main content

Catequistas do Campo Limpo e Morumbi participam do retiro interforanial da catequese

O encontro foi baseado no documento 107 da CNBB, "Iniciação a Vida Cristã - Formar discípulos missionários

 |  Cleber Gois  |  Diocese
Cleber Gois

O encontro foi baseado no documento 107 da CNBB, "Iniciação a Vida Cristã - Formar discípulos missionários

No domingo (15/04) a Pastoral Catequética iniciou a maratona de encontros interforaniais que tem como objetivo aproximar os catequistas para uma troca de experiência entre as realidades vivenciadas nas paróquias sobre catequizar.

Além disso, esses retiros estão sendo uma preparação para o Congresso Diocesano Catequético-Litúrgico que ocorrerá em 2019, onde a Catequese e a Liturgia apresentarão a atualização do Diretório Diocesano de Catequese e o Diretório dos Sacramentos, nas celebrações dos 30 anos da Diocese Particular de Campo Limpo.

Neste retiro, catequistas das Foranias de Campo Limpo e Morumbi se encontraram na Paróquia São Bento, no bairro do Morumbi, para o encontro que começou com a missa, celebrada por Dom Mauro Lorean.

O encontro foi baseado no documento 107 da CNBB, "Iniciação a Vida Cristã - Formar discípulos missionários". A instrução do documento é que a catequese e a liturgia trabalhem juntos este tema, Padre Fausto Oliveira, assessor da liturgia diocesana, colaborou na elaboração e assessoria do encontro. O retiro teve caráter formativo, contemplativo, querigmático e espiritual, todos os participantes foram convidados a se deixar ‘recatequizar’.

As palestras e dinâmicas fizeram os catequistas refletirem sobre a abordagem utilizada, ou seja, de não ser uma catequese ‘só de conteúdo’, mas, que leve o catequizando e/ou catecúmeno a uma experiência com o próprio Jesus.

Padre Lourivaldo Gonçalves, assessor da Pastoral Catequética conversou com os catequistas sobre a importância deles na Evangelização e enfatizou, "vocês são à base de toda a Igreja. Sem vocês não há uma continuação da fé em Cristo".

Além do documento 107, foram usados: Evangelii Gaudium (2013), Catecismo da Igreja Católica (1992), Verbum Domini (2010), Diretório Nacional de Catequese (2006), Catequese Renovada (1983), Ritual de iniciação cristão de adultos-RICA (1973), Itinerário Catequético (2016), Documento de Aparecida (2007), Laudato Si (2015), 6º Plano Diocesano de Evangelização (2017) e Roteiro do Catecumenato da Diocese de Campo Limpo (2018).

Os próximos retiros serão:

29 de julho: Foranias Itapecerica da Serra, Taboão da Serra e Embu das Artes.

05 de agosto: Foranias M’ Boi Mirim e Mirim Guaçu.

01 de setembro: Foranias São Luiz e São José.

 

Secretariado da Catequese

Rua Conrado de Deo, 120

Terça a Sexta das 14h às 17h

Tel: 11 – 5841-8513

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.