Skip to main content

Diocese promove 42º encontro para secretariado paroquial

Matrimônio e causas para a nulidade foi o tema central para o 42º EDIOS que contou com a presença de 112 secretários (as) de toda a diocese.

 |  Redação  |  Diocese
Andrea Rodrigues/Mayara Lamenha

Matrimônio e causas para a nulidade foi o tema central para o 42º EDIOS que contou com a presença de 112 secretários (as) de toda a diocese.

Já faz parte do calendário diocesano a encontro anual dos secretários (as) e atendentes paroquiais. O 42º EDIOS aconteceu no dia 25/04, uma quarta-feira de um outono ensolarada e quente. Desde as 7 da manhã, horário em que começaram a chegar os primeiros secretários, uma fraterna e receptiva ‘confraternização’ começou a acontecer e foi esse o clima durante todo o dia.

Com o intuito de formar para melhor atender o EDIOS (Encontro Diocesano de Secretários (as) e atendentes paroquiais) está em sua 42ª edição. Este ano o tema central foi: Sacramento do matrimônio e causas de nulidade - orientações para o atendimento paroquial, ministrado pelo Doutor em Direito Canônico Pe. Antônio Robson Gonçalves.

Depois do credenciamento e um farto café da manhã, iniciaram as atividades com um momento de oração e as boas vindas feita pela secretária de pastoral Sheyla Oliveira e pelo coordenador de Pastoral Pe. Marcos Joaquim Patrício, que enfatizou a importância da secretaria paroquial na evangelização como porta de entrada, lembrando que o secretario é também acolhida, é um evangelizador.

Logo em seguida, Padre Marcos concedeu a palavra ao Pe. Robson que com muita dinâmica explicou com riqueza de detalhes todo o processo matrimonial, desde a solicitação, até a finalização e ainda falou sobre as causas de nulidade e o que a secretária ou atendente pode ou não realizar neste processo. Aberto a perguntas, os participantes interagiram aproveitando para tirar dúvidas diversas a respeito do tema.

Após o almoço, os participantes tiveram a oportunidade de participar de oficinas especificas que foram escolhidas durante o período de inscrição: Prestação de Contas – SGCP; Dia a dia na paróquia; Espiritualidade na vida do secretário (a) paroquial e A pessoa do secretário (a) paroquial. Todos os participantes receberam certificados e um dos presente foi um pen drive personalizado contendo o conteúdo programático do encontro, diminuindo a quantidade de papel impresso, despertando um consciência ecológica.

No final da tarde uma missa celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Luiz Antônio Guedes e concelebrada pelo Padre Marcos J. Patrício e Pe. Rodolfo Camarotta (Assessor Diocesano da Juventude) reuniu todos os participantes ao redor do altar. “A função do secretário ou secretária é primordial na vida da igreja, a tarefa de todos vocês está ligada a hospitalidade e o acolhimento, onde é preciso saber ouvir, responder e orientar, além de auxiliar o padre no dinamismo pastoral e no funcionamento da paróquia, vocês são peças importantes no todo que é a paróquia”, salientou o bispo em sua homilia.

Antes da benção final o coordenador de pastoral, Pe. Marcos agradeceu a participação dos 112 secretários e secretarias paroquiais e fez um especial agradecimento a dedicação da comissão, formada por uma pessoa de cada um das nove forania, que preparou o encontro que certamente ficará na memória pelo dinamismo, acolhimento e troca de experiências.

A Comissão Diocesana de secretários (as) e atendentes paroquiais agradece a participação de todos que fizeram deste dia uma ocasião para a comunhão e aprofundamento de temas tão importantes no dia a dia das secretarias e já deixa o convite para o 43º EDIOS/confraternização, previsto para 28 de novembro.