Skip to main content

Missa da Ceia do Senhor

Dom Valdir preside celebração da Ceia do Senhor em Cipó-Guaçu

A missa, que introduz ao tríduo pascal, foi celebrada na comunidade matriz da Paróquia São Sebastião, forania Mirim-Guaçu. Doze homens da comunidade tiveram os pés lavados em um clima celebrativo de grande emoção.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese

Com toda a comunidade de fiéis da Paróquia São Sebastião, em Cipó-Guaçu, Forania Mirim Guaçu, Dom Valdir José de Castro, bispo da Diocese de Campo Limpo, celebrou a Ceia do Senhor e a cerimônia do lava-pés. Junto ao povo de Deus, o pároco, Padre José Alfredo Brandão Casimiro, acolheu o bispo e o diácono transitório Danilo Rodrigues, que cerimoniou a celebração.

Em sua saudação, Dom Valdir agradeceu a acolhida e convidou os presentes, inclusive aqueles que ocupavam um pátio lateral e puderam acompanhar a celebração ao vivo por meio de um telão, a viverem a Eucaristia, que "nos introduz no Tríduo Pascal da paixão, morte e ressurreição de Jesus".

Durante a homilia, Dom Valdir destacou o significado do gesto de Jesus ao lavar e beijar os pés dos apóstolos durante a última ceia, enfatizando que o ato de lavar os pés é serviço e disposição para com o próximo, um amor que transcende as diferenças. Ele também convidou a comunidade a repetir e refletir sobre a frase de Jesus: "Se vocês se amarem, todos reconhecerão que são meus discípulos", ressaltando a importância do amor como identidade do cristão, baseado na misericórdia e na fraternidade.

são sebatião6
Dom Valdir destacou o significado do gesto de Jesus ao lavar e beijar os pés dos apóstolos durante a última ceia: "serviços". — Imagem: Andrea Rodrigues.

Após a homilia, ocorreu o gesto do lava-pés, no qual o bispo lavou e beijou os pés de 12 homens da comunidade, em representação do gesto de Jesus. Gesto esse que emocionou os presentes e os próprios ‘apóstolos’.

Antes da despedida, Padre José Alfredo expressou sua alegria e gratidão a Dom Valdir pela presença na comunidade, destacando que a visita foi uma iniciativa do próprio bispo durante uma conversa com o padre na Atualização Teológica do Clero Diocesano e que, desde que anunciou a comunidade sobre a celebração, todos aguardavam com ‘alegria e esperança’ para conhecer o ‘seu bispo’.

Ao final da celebração, o Santíssimo Sacramento permaneceu exposto, e a comunidade realizou uma vigília até a meia-noite.