Skip to main content

Pascom Diocesana

Encontro da Pascom: comunicar para a cultura do Encontro

Dom Valdir José de Castro, ssp, encorajou os agentes da Pastoral da Comunicação a serem testemunhas autênticas de Cristo no ambiente digital.
 |  Pe. Rodrigo Antonio  |  Diocese
Foto: Marcus Simi

No sábado, 26 de agosto, o Vicariato para a Comunicação Social e a coordenação diocesana da Pascom (Pastoral da Comunicação) realizaram, durante toda a manhã, pela segunda vez no ano, o encontro diocesano da pastoral no Salão Catedral Sagrada Família, com o tema Comunicar para a cultura do encontro, o mesmo tratado no 13º Muticom 2023.

Diante dos 112 agentes presentes no encontro, Dom Valdir José de Castro, ssp, encorajou os agentes da Pastoral da Comunicação a serem testemunhas autênticas de Cristo no ambiente digital. Apresentando o documento “Rumo a Rumo à presença plena: uma reflexão pastoral sobre a participação nas redes sociais”, do Dicastério para a Comunicação, do Vaticano, Dom Valdir falou das polarizações e dos influenciadores cristãos que mais dividem e provocam polêmicas do que realmente edificam e unem os católicos nas redes.

Lembrou ainda que cada um é um influenciador: “não importa se você tem apenas vinte seguidores. Você deve ajudar estas pessoas a caminhar com Cristo”.

No momento seguinte, a jornalista do Vicariato para a Comunicação Andrea Rodrigues, vice-coordenadora do Pascom, falou sobre a relação entre comunicação e trabalho social através da temática: Mobilização social - a Igreja é chamada a ser presença efetiva e afetiva junto com o povo.

Andréia Conrado Santana, coordenadora do Pascom, falou na sequência sobre o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil e as atualizações ocorridas na nova edição lançada neste ano. O momento foi uma oportunidade de indicar aos pasconeiros a necessidade de trabalhar com planejamento para obter melhores resultados dos trabalhos.

O Encontro marcou uma transição: uma nova equipe de coordenação da Pascom assumiu os trabalhos para os próximos dois anos. No início da manhã, padre Rodrigo Antonio da Silva, vigário episcopal para as comunicações, apresentou os membros que compõem a nova coordenação: Andréia Conrado Sant’Anna é a nova coordenadora; Carolina Andrade, a secretária. Ambas são da paróquia Nossa Senhora Aparecida do jardim Monte Kemel. A vice-coordenadora é a jornalista Andrea Rodrigues. Os representantes das foranias são: Karol Campos, pela forania Embu das Artes; Aline Tiezzi, forania Campo Limpo; Beatriz Iglezias, forania Morumbi, Aline Ferreira, forania M’Boi Mirim; padre Miguel Romano, forania Itapecerica da Serra e Andrea Rodrigues, foranias São Luiz e São José – CR.


Notícias Relacionadas

Pascom diocesana celebra o 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Celebrando a Ascensão do Senhor a Pascom Diocesana esteve reunida em missa na Catedral Sagrada Família para comemorar o 52º dia Mundial das Comunicações Sociais.

Pascom Diocesana: Encontro presencial retoma formação e articulação entre os agentes

Participação significativa e cheia de entusiasmo marcou o encontro diocesano da Pascom Diocesana, mesmo com os termômetros marcando apenas 9ºC.

Pascom da Paróquia São Judas Tadeu se reúne em retiro

Refletindo sobre a temática da perseverança e o "ser Pascom", o grupo se reuniu no primeiro domingo da Quaresma.

Em espírito sinodal, Pascom Brasil reúne coordenações regionais para avaliação e planejamento

Atividade, na sede da Arquidiocese da Paraíba, antecede a abertura do 13º Mutirão Brasileiro de Comunicação.