Skip to main content

Jubileu dos Enfermos

Jubileu dos Enfermos celebra fé, solidariedade e cuidado com os mais vulneráveis

Pastoral da Saúde reúne fiéis para momento de oração, reflexão e unção, destacando a importância da missão de acolher e cuidar dos enfermos na Diocese de Campo Limpo.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese

A Pastoral da Saúde promoveu, no último dia 15 de fevereiro, o Jubileu dos Enfermos, mas as ações jubilares da pastoral começaram já na quarta-feira, 16 de fevereiro, com uma campanha de arrecadação de sangue em parceria com o Hemocentro São Lucas. Nesta ação, 139 vidas foram salvas com a quantidade de bolsas de sangue recolhidas. “É sempre um momento especial, saber o quanto esta ação colabora com tantas vidas”, revelou Benicia Russo, coordenadora da Pastoral da Saúde.

No dia do Jubileu dos Enfermos, os agentes da pastoral e da Legião de Maria, se reuniram às 11h no Salão da Catedral Sagrada Família, onde rezaram o santo terço e participaram de um breve encontro com Dom Valdir José de Castro, bispo diocesano. O bispo destacou a importância do trabalho de visitação realizado pelos agentes e falou sobre o significado de ser peregrino da esperança: “Somos peregrinos, podemos e devemos levar a esperança, que é Jesus, a todos os que visitamos, encontramos e que estão a nosso redor”.

saude4
Padre Geraldo Bogoni, Província Camiliana. — Imagem: Andrea Rodrigues.

O encontro também contou com a presença de padres da Província Camiliana, como o padre Geraldo Bogoni, Danilo Rizzo e Ligorio Limberger. O padre Geraldo ressaltou o carisma camiliano de misericórdia e amor pelo enfermo, destacando a importância do trabalho da pastoral como ação evangelizadora comprometida com a preservação, defesa e celebração da vida. Os padres Camilianos trouxeram ainda uma relíquia de primeiro graude São Camilo de Léllis, padroeiro da pastoral. Agentes das nove foranias da diocese participaram desse momento.

Ao meio-dia, teve início a Missa Jubilar dos Enfermos, que contou com uma expressiva participação de fiéis, especialmente enfermos que receberam o sacramento da Unção dos Enfermos. Dom Valdir presidiu a celebração e, ao início, apresentou os padres concelebrantes, entre eles os padres diocesanos Marco Antonio Schettini, assessor da pastoral, Otávio Augusto O. de Freitas, pároco da Paróquia Maria Mãe da Igreja, Sandro Ely de Oliveira, pároco da Catedral Sagrada Família, e Rodrigo Antônio da Silva, vigário da catedral.

saude9
Dom Valdir ministra a unção dos enfermos. — Imagem: Andrea Rodrigues.

Em sua homilia, o bispo diocesano refletiu sobre a passagem do Evangelho do dia, que relata a cura de um cego. Ele explicou que, na época, a cegueira relegava a pessoa à marginalização e ao mendigar. Ao devolver a visão ao homem, Jesus também lhe devolveu a dignidade. “Jesus ainda nos faz um grande convite: estar próximo d'Ele, mesmo diante das enfermidades. O próprio Filho de Deus sofreu, morreu e ressuscitou. No encontro com Jesus encontramos o amor personificado, que se transforma em compaixão e ternura, levando vida, saúde e dignidade a todos”, afirmou Dom Valdir.

Antes do rito eucarístico, o bispo convidou os padres presentes para ministrarem a Unção dos Enfermos aos que desejassem receber o sacramento. O momento foi marcado por emoção e devoção dos participantes. Encerrando as atividades do dia, os agentes da pastoral, acompanhados pelos padres, realizaram visitas aos enfermos em diferentes localidades da diocese, levando conforto espiritual e o sacramento da Comunhão.

A Pastoral da Saúde

A Pastoral da Saúde Diocesana desempenha um papel fundamental no cuidado e na promoção da saúde integral, atuando em hospitais, residências, casas de repouso e creches. O trabalho realizado busca avaliar as necessidades materiais e emocionais dos atendidos, fornecendo itens como cadeiras de rodas, cadeiras de banho, fraldas e alimentos, além de apoio espiritual. Em colaboração com assistentes sociais, a pastoral facilita o acesso a benefícios e medicamentos de alto custo, além de organizar campanhas de arrecadação sempre que necessário.

A formação contínua dos agentes é uma prioridade, com encontros realizados semestralmente em cada forania e em nível diocesano. As campanhas de doação de sangue, promovidas nos últimos anos, já salvaram centenas de vidas. Um censo está sendo planejado para mapear e fortalecer ainda mais a atuação pastoral. Guiada pelo Evangelho, a Pastoral da Saúde prioriza a vida em sua totalidade, respeitando as diversas expressões culturais e religiosas, com uma atuação organizada e comprometida com a saúde e o bem-estar de todos, especialmente os mais vulneráveis. O trabalho é sustentado pelos valores de caridade, ética, humildade, perseverança e trabalho em equipe, sendo um testemunho vivo da missão cristã de cuidar e promover a vida.

saude5
Pastoral da Saúde e Legião de Maria. — Imagem: Andrea Rodrigues.