Skip to main content

Visita Pastoral

Mais duas paróquias recebem Dom Valdir em visita pastoral

Mais duas paróquias da forania Itapecerica da Serra, Jesus de Nazaré e Santuário Nossa Senhora dos prazeres, receberam a Visitar Pastoral do Bispo Diocesano.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese

As paróquias Jesus de Nazaré e Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia, da forania Itapecerica da Serra, receberam a visita pastoral do bispo diocesano, Dom Valdir José de Castro, SSP, entre os dias 8 e 10 de março. O objetivo da visita pastoral é proporcionar ao bispo o conhecimento da realidade das paróquias e suas comunidades, além de ser um momento para animar os fiéis, reavivar a comunhão eclesial e manter o diálogo com lideranças, organizações e movimentos da sociedade civil.

Há pouco mais de um ano e meio à frente da diocese, estas foram a quarta e quinta paróquias visitadas. No mês passado, Dom Valdir esteve nas paróquias Santo Antônio de Pádua, Nossa Senhora das Dores e Santa Rita, no município de Juquitiba, também na forania Itapecerica da Serra. As próximas visitas pastorais continuarão sendo na forania, até esgotar as 12 paróquias que compõem a forania, no final do mês de maio. Estão previstas para este ano visitas pastorais em 13 paróquias das foranias Itapecerica, Embu e Mirim-Guaçu.

visita pastoral20
Visita a Escola Mão Amiga. — Imagem: Arquivo Pessoal.

A abertura desta visita teve início com a missa da unidade foranial, que aconteceu na quinta-feira, 7 de março, com participação efetiva do público e dos padres da forania, no Santuário Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia. Nas celebrações da unidade deste ano, todos estão sendo convidados a rezar pelos 35 anos da Diocese de Campo Limpo, que serão celebrados com uma grande festa no dia 2 de junho na Catedral Sagrada Família.

Visita ao 'seu' povo

No primeiro dia da visita, Dom Valdir se dedicou a ouvir e visitar, como é proposto neste momento também de evangelização, o território da Paróquia Jesus de Nazaré, além de visitar a creche Menino Jesus, no território da Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres. Visitou enfermos, comunidades, celebrou a Santa Missa e participou de uma reunião com o conselho paroquial, onde conversou longamente com as lideranças e participantes da comunidade paroquial, demonstrando toda a sua preocupação com a evangelização do seu povo. Iniciou a conversa falando dos desafios da sinodalidade, da necessidade do diálogo entre todas as instâncias da nossa igreja, da caridade e fraternidade que o Evangelho pede.

visita pastoral21
Visita na creche Menino Jesus. — Imagem: Arquivo Pessoal.

No sábado, encontrou-se com as crianças da catequese, visitou os enfermos e as comunidades Santa Luzia, Beatíssima Virgem, Nossa Senhora Aparecida (Jardim Nissalves), da paróquia Nossa Senhor dos Prazeres e completando um dia repleto de atividades, participou do conselho Paroquial na Comunidade Santo Expedito, Paróquia Jesus de Nazaré. Em todos os lugares que Dom Valdir passou, a alegria e satisfação em recebê-lo ficaram bastante evidentes.

Encerramento

No último dia da visita pastoral, às 7 horas da manhã, Dom Valdir presidiu a missa de encerramento na Paróquia Jesus de Nazaré, ao lado do pároco Padre Cesar Silva Rossi. Salientou que o encerramento desta visita pastoral não significa que não haverá outros encontros. "Nos encontraremos em alguma celebração aqui ou na Catedral Diocesana. Agradeço a acolhida carinhosa. Este momento foi especialmente preparado para que eu pudesse conhecer a realidade paroquial e estar próximo de vocês."

Em sua homilia, utilizou o Evangelho do dia para falar do amor, que nos leva a amar e perdoar os irmãos. "Jesus não veio para condenar, veio para nos salvar. Sua mensagem não foi compreendida, e quem matou Jesus foi o ódio dos homens. Não estamos também nós julgando o outro? Jesus não condenou ninguém, porque às vezes condenamos o próximo?"

Ao falar do perdão, pediu que ninguém se acostume com o erro; o perdão deve mudar o caminho. "A misericórdia é para que consigamos alcançar a conversão, e conversão significa mudar de direção."

celebra1
Entronização da imagem do Beato Tiago Alberione na Paróquia Jesus de Nazaré. — Imagem: Andrea Rodrigues.

E pediu que, na vivência da Quaresma, tempo forte para todos nós, pensemos também no que nos pede a Campanha da Fraternidade deste ano, na Fraternidade e na Amizade Social, para que juntos possamos construir uma sociedade melhor e caminhar lado a lado animados pelo Evangelho, "Tudo por causa do Evangelho".

A paróquia aproveitou o domingo celebrativo e entronizou a imagem do Beato Tiago Alberione, fundador da família Paulina, da qual Dom Valdir faz parte. Dom Valdir recordou em uma breve fala sobre a vida do bem-aventurado Tiago e abençoou a imagem que ficará exposta na matriz paroquial para veneração pública. A imagem tem um metro.

Catequese do Santuário se prepara surpresa a Dom Valdir

Pouco antes das 10 horas da manhã, Dom Valdir chegou ao Santuário Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia para a celebração de encerramento da visita pastoral a este território paroquial. Concelebraram os padres Alberto Gambarini, pároco, e o padre Alexandre Matias, vigário paroquial.

A igreja estava cheia e os fiéis, empolgados, saudaram o bispo logo no início da missa com uma calorosa salva de palmas. Dom Valdir agradeceu a recepção e pediu mais uma salva de palmas para "vocês também, que estão aqui hoje para celebrar esta Eucaristia". Antes da saudação inicial, Padre Alberto demonstrou o quanto foi importante e gratificante esta visita, desejando que fosse um tempo maior.

visita pastoral20
Crianças da Catequese fazem homenagem a Dom Valdir. — Imagem: Andrea Rodrigues.

No final da celebração, as crianças da catequese prepararam uma homenagem que refez a trajetória de vida e sacerdócio de Dom Valdir, emocionando o bispo. O pequeno Yuri Alexandr de 5 anos de idade entrou usando fazendo graça e usando uma batina e, num salto, abraçou o bispo, que ao final recordou: "Engraçado que eu tinha esse mesmo tamanho quando me tornei coroinha, eu nem alcançava o altar para ajudar, vocês acertaram".

Dom Valdir também ganhou uma imagem de São José dormindo, devoção amplamente divulgada nos dias de hoje depois que o Papa Francisco revelou, em 2020, que recorria a São José 'dormindo' por seus pedidos mais urgentes. O bispo disse que sempre que olhar para a imagem, lembrará dos diocesanos do território paroquial.

Unidade Pastoral

Ainda na tarde de domingo, mais três visitas foram realizadas às comunidades do território paroquial do Santuário: Nossa Senhora da Penha, Nossa Senhora Aparecida e São João Batista, todas localizadas em Potuverá. Durante essas visitas, houve uma breve conversa com membros da comunidade, que compartilharam a história do local com o bispo, seguida por um momento de oração.

A última parada ocorreu na Unidade Pastoral Nossa Senhora Aparecida, no bairro de Itaquaciara, onde aconteceu a terceira celebração eucarística do dia, também marcando um momento de visita do bispo. Essa unidade pastoral, única na diocese, é administrada pelo padre Alexandre Matias e possui uma vida paroquial e pastoral abrangente.

visita pastoral10
Celebração na Unidade Pastoral Nossa Senhora Aparecida. — Imagem: Andrea Rodrigues.

A celebração, inicialmente marcada para as 17 horas, teve início por volta das 18 horas, e contou com a participação de uma grande quantidade de fiéis, ansiosos por estar próximos do bispo. Um clima agradável e familiar permeou a celebração, que teve um grandioso encerramento com uma apresentação musical das crianças da comunidade para todos os presentes, incluindo uma criança tocando uma canção mariana com flauta doce.

Ao final da celebração, o padre Alexandre agradeceu a Dom Valdir, que retribuiu os agradecimentos e destacou que as visitas pastorais não apenas ajudam a conhecer os territórios e as pessoas, mas também fortalecem o relacionamento com o clero.

A comunidade preparou uma confraternização para todos no salão paroquial.