Skip to main content

Falecimento

Morre aos 85 anos padre Anthony John Conry, um defensor da educação infantil

Nas últimas décadas se dedicou aos trabalhos de evangelização e formação de comunidades religiosas na região de Santo Amaro.
 |  Com informações da Paróquia São João Batista e Colégio São Francisco de Assis  |  Diocese

Anthony John Conry nasceu em Roscommon, Irlanda, no dia 31 de março de 1938, o quarto de oito irmãos. Educado na escola local até os 13 anos, fez o Ensino Médio em Summerhill College, de 1951 a 1956. Aos 18 anos entrou no seminário. Lá estudou Filosofia e Letras com especialização em línguas clássicas (grego e latim) pela Universidade Nacional da Irlanda em 1959. De 1959 a 1963 cursou Teologia com Licenciatura Plena na Faculdade Pontifícia de Maynooth. Foi ordenado padre em 23 de junho de 1963.

De 1963 a 1964 formou-se em Pedagogia pela Universidade de Dublin (UCD). De 1964 a 1966 cursou Direito Canônico na Universidade do Latrão em Roma. De 1966 a 1968 foi professor de Teologia e professor de Ensino Médio na Irlanda.

Em agosto de 1969, padre Anthony Conry, conhecido como padre Antonio, veio para o Brasil como missionário e começou a sua jornada missionária no bairro do Pirajussara. Na época, a região não tinha nenhuma Igreja Católica, sendo a mais próxima a Santa Terezinha (Santuário Santa Terezinha), para onde os fiéis se dirigiam para as celebrações.

No território da Paróquia São João Batista as missas começaram em uma capela no Jardim Guaciara, e tempos depois, Dom Angelo, Vigário episcopal da região de Itapecerica, deu ao padre Antonio a posse desta capela. Meses mais tarde, as missas foram transferidas para a Escola de Madeira no parque São Joaquim até aconteceu a doação de um lote para a construção da nova Igreja, hoje a matriz São João Batista.

Em 1971, padre Antonio começou a celebrar missas no Jardim Flórida, onde hoje existe a Comunidade São Pedro. Além das igrejas físicas, o padre atuou ativamente na evangelização, ministrando os sacramentos, insistindo na catequese e criou grupos de oração. De 1970 a 1976 este território paroquial contou com o padre Antonio como diretor espiritual.

Nas últimas décadas se dedicou aos trabalhos de evangelização e formação de comunidades religiosas na região de Santo Amaro. Iniciou a paróquia de São Francisco de Assis em julho de 1977, situada a Rua Rio Grande do Sul, no bairro de Americanópolis.

Convivendo com a comunidade, sentiu a preocupação dos pais com a educação e com um futuro melhor para seus filhos e aos poucos foi dedicando-se também a esta Pastoral, onde cada criança deve ter o direito garantido de uma boa formação.

No ano de 1980, iniciou na própria Igreja a pré-escola, que atendia crianças de 4 a 6 anos de idade. Após esta fase, as crianças eram transferidas para outras escolas. Por reconhecer e confiar no trabalho desenvolvido, os pais manifestaram o desejo de que seus filhos prosseguissem os estudos na mesma escola. Atendendo aos anseios dos pais, Pe. Tony em 1984 fundou o Colégio São Francisco de Assis.