Skip to main content

Mestrado concluído

Padre Aloisio conclui mestrado em Teologia Moral

O jovem padre, que completará três anos de sacerdócio no próximo dia 05 de junho, revela que o mestrado não estava em seus planos, mas aconteceu “na hora em que tinha que acontecer”.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese
Foto: Andrea Rodrigues

Padre Aloisio de Melo Sousa, de 28 anos, pároco da paróquia Santa Rita de Cássia em Juquitiba, defendeu sua dissertação de mestrado em Teologia Moral, intitulada “A consciência e sua formação no Vaticano II: Bernhard Häring, Optatam Totius e suas consequências no processo de discernimento na formação presbiteral”, no Campus da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na tarde de quarta-feira, 13 de março, e foi aprovado sem restrições.

O jovem padre, que completará três anos de sacerdócio no próximo dia 05 de junho, revela que o mestrado não estava em seus planos, mas aconteceu “na hora em que tinha que acontecer”. Seu orientador do trabalho de conclusão de curso da faculdade de teologia o incentivou a continuar os estudos iniciados por curiosidade sobre o autor Bernhard Haring. Reticente, por ainda estar na formação, precisou de um ‘empurrão’ do professor, que até se colocou à disposição para falar com o reitor, embora isso não tenha sido necessário, uma vez que o padre Lidionor Sampaio, reitor do Seminário à época, recebeu aprovação imediata do Conselho de Formação para o pedido assim que apresentou a solicitação.

Aloisio
Padre Aloísio defente tese de mestrado em Teologia Moral com êxito. — Imagem: Andrea Rodrigues.

Padre Aloisio não se esforçou apenas nas leituras e no cumprimento das exigências de um mestrado, pleiteou bolsa e fez o curso 100% gratuito. Entre a pandemia e o curto espaço entre a ordenação diaconal e presbiteral, pensou em desistir, mas resiliente e fazendo o malabarismo necessário conseguiu escrever o último capítulo dentro do prazo.

Bernhard Häring foi um dos personagens-chave do Concílio II e de seu desenvolvimento teológico posterior. Estes e outros aspectos são tratados no texto da dissertação, assim como a perspectiva básica da sua teologia moral na integração entre atitude religiosa e ética.

Padre Aloisio, após concluir sua pesquisa de mestrado, expressa o desejo de que sua formação contribua para desmistificar o fenômeno da consciência moral, ainda muito complexo. Ele almeja enfrentar os desafios do mundo contemporâneo ao promover uma educação da consciência que vá além do individualismo moderno, buscando uma ética fundamentada na responsabilidade e no reconhecimento da profundidade da vida em todas as suas dimensões. Dentro da comunidade cristã, destaca a importância do empenho persistente na transformação da sociedade em direção à realização dos verdadeiros valores humanos e na incessante invocação da vinda do Reino.