Skip to main content

Posse canônica

Padre José Hercílio assume nova missão na Paróquia São João Batista

O padre José Hercílio Pessoa de Oliveira assume uma nova missão na Paróquia São João Batista depois de 26 anos a frente da Paróquia Maria Mãe da Igreja.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese

Após quase 26 anos à frente da Paróquia Maria Mãe da Igreja, na Forania M'Boi Mirim, Padre José Hercílio Pessoa de Oliveira assumiu uma nova missão na Paróquia São João Batista, na Forania Taboão da Serra.

No dia 4 de julho, a matriz da Paróquia São João Batista ficou repleta de fiéis para receber o novo pároco e, ao mesmo tempo, agradecer ao Padre Kieran Ridge pelos 38 anos de dedicação aos trabalhos pastorais e de evangelização na paróquia. A celebração foi presidida por Dom Valdir José de Castro, ssp, bispo diocesano, que, após a saudação inicial, solicitou ao Vigário Episcopal, Padre Manoel, que apresentasse os padres presentes à comunidade. Eles foram recebidos calorosamente por todos.

Dom Valdir também saudou todas as comunidades presentes, incluindo membros da Paróquia Maria Mãe de Deus, que lotaram três ônibus para participar da posse. Em seguida, Padre Manoel fez a leitura do decreto de nomeação, e Padre Hercílio fez o juramento de fidelidade diante do bispo e da comunidade paroquial. A liturgia seguiu normalmente e, antes da proclamação do Evangelho, o novo pároco recebeu das mãos do bispo o Evangeliário, simbolizando sua responsabilidade de anunciar a Palavra.

hercilio6
Padre José Hercílio e padre Kirano. — Imagem: Andrea Rodrigues.



Em sua homilia, Dom Valdir enfatizou a importância da continuidade e da missão compartilhada na Igreja. Ele destacou que cada padre, ao assumir uma nova paróquia, deve seguir o caminho já traçado, ajustando-se ao direcionamento do Espírito Santo e não impondo suas próprias vontades. Dom Valdir elogiou o Padre Hercílio por aceitar o desafio de uma nova missão após 25 anos em sua antiga paróquia e o Padre Kirano, que, após 38 anos de serviço, continua sua jornada sacerdotal com menos responsabilidades. Enfatizou que a Igreja é missionária, que todos, incluindo os padres, são chamados a servir ao povo de Deus, e que a evangelização deve ser comunitária e sinodal, baseada na comunicação e escuta, como está sugerido na Carta Pastoral – Tudo por causa do Evangelho. Ele desejou ao Padre Hercílio sucesso em sua nova missão, alinhando-se com o caminho proposto pela diocese na evangelização centrada em Jesus.

hercilio2
Dom Valdir no momento da homília se direge ao padre Hercílio— Imagem: Andrea Rodrigues.

Após a homilia, teve início o rito de posse, com Dom Valdir entregando as chaves da igreja e a sédia presidencial ao Padre Hercílio. Após receber as chaves do sacrário, o novo pároco fez uma breve adoração ao Santíssimo Sacramento ao lado do celebrante. Ele também recebeu os objetos do batismo e a estola roxa para o Sacramento da Reconciliação. A comunidade acompanhou atentamente, culminando na declaração de posse do Padre Hercílio pelo bispo, “te declaro empossado”.

Antes dos ritos finais, a comunidade dirigiu uma mensagem de acolhida ao novo pároco e entregou presentes. Também foram expressas palavras de agradecimento e um presente ao bispo e ao padre Kieran. Durante este momento de homenagem, Dom Valdir pediu a palavra e prestou uma homenagem ao Padre Kieran, conhecido como Kirano. Além de um presente, em nome da diocese, Dom Valdir pediu ao Padre Manoel que lesse um cartão com palavras de carinho e agradecimento escritas pelo próprio bispo.

Em seus agradecimentos, o novo pároco manifestou a alegria em assumir o ofício e o compromisso de caminhar junto com a comunidade paroquial. Emocionado, ele agradeceu aos amigos de sacerdócio presentes e aos antigos e novos paroquianos pela acolhida. Padre Kirano desejou que este novo tempo de evangelização na Paróquia São João Batista seja frutífero e cheio de bênçãos.