Skip to main content

Missão Jovem

Paróquia Nossa Senhora do Carmo recebe a 10ª edição da Missão Jovem Diocesana

Organizada pelo Setor Juventude da Diocese em parceria com a paróquia, Missão Jovem visitou centenas de casas em diferentes comunidades.
 |  Luís Maurício  |  Diocese

“Fazei tudo o que Ele vos disser” (João 2, 5). A passagem do Evangelho de João inscrita na fachada da igreja matriz da paróquia Nossa Senhora do Carmo, no Capão Redondo, forania São Luiz, foi também o lema da 10ª Missão Jovem da Diocese de Campo, que contou com a participação de cerca de 60 missionários e missionárias oriundos de diferentes paróquias.

A Missão aconteceu entre os dias 27, 28 e 29 de outubro, mas começou muito antes: já em 2 de outubro, quando o grupo de missionários inscritos participou de um encontro formativo e preparatório para a visitação nas casas.

missão2
Jovens realizam missão no território da Paróquia Nossa Senhora do Carmo. — Imagem: Fotos: Cibelle Alicia | Kauan Moraes.

Tomando por inspiração o tema do ano vocacional – “Corações ardentes, pés a caminho” – e coroando o mês missionário, a programação da Missão Jovem teve início com a Santa Missa presidida por Dom Valdir José de Castro, ssp, bispo diocesano, que deu a benção de envio aos jovens participantes da missão.

Na sequência, após um momento de confraternização e boas vindas, todos foram para as casas de acolhida, as famílias da comunidade que hospedaram os jovens missionários. O acolhimento da paróquia foi um dos pontos de destaque para aqueles que vieram de outras paróquias. “Minha experiência foi incrivelmente maravilhosa, tanto na paróquia quanto na casa em que fui acolhida. Consegui me sentir realmente em casa!”, disse Ester Santos, missionária da paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, forania Campo Limpo.

O segundo dia foi intenso e repleto de atividades: enquanto um grupo fez visitas às casas nas comunidades Nossa Senhora do Carmo, no período da manhã, e São Simão e São Judas, no período da tarde, outro grupo participou das atividades de evangelização na estação de metrô Capão Redondo, com a participação das comunidades Colo de Deus e Shalom. 

missão1
Jovens de diferentes paróquias participaram da 10ª Edição da Missão Jovem. — Imagem: Cibelle Alicia | Kauan Moraes.

As atividades do sábado foram encerradas com um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento e a celebração da Missa em honra a São Simão e São Judas Tadeu, cuja festa a Igreja celebra no dia 28, presidida pelo padre Jefferson Sampaio da Silva, pároco da paróquia São Lucas Evangelista e assessor do Setor Juventude.

O terceiro e último dia de missão, começou com a oração do Santo Terço com as crianças da catequese e seguiu com a  visita às casas nos arredores da comunidade São Francisco de Paula, além de uma tarde de adoração e a Santa Missa de encerramento.

Sobre os momentos de adoração, Larissa Santos, missionária da paróquia São Lucas Evangelista, forania Mirim-Guaçu disse: “Nas adorações, Deus me dava um conforto muito grande no coração; me recordava das casas e das pessoas que abordamos e eu sentia que mesmo no ‘não’, Deus pode sim ter realizado algo na vida daquelas pessoas e que nós fizemos a nossa parte, fizemos aquilo que Ele nos pediu para fazer!”.

Ao término das atividades, o sentimento era de gratidão, motivação e esperança: “Tenho certeza que todos nós voltamos da Missão mais gratos e felizes! A Missão me ensinou que não é preciso ir longe para realizar grandes coisas. Fizemos muitas pessoas se sentirem atraídas e amadas por Deus, e podemos fazer isso todos os dias em nossa vida cotidiana, em qualquer lugar que estivermos. Nós podemos fazer isso, e vale a pena! Que nenhuma alma cruze nosso caminho sem sentir esse amor!”, disse Alessandra Diniz, missionária da paróquia Santo Antônio do Caxingui, forania Morumbi.