Skip to main content

Missa Votiva

Dom Valdir visita paróquia São João Maria Vianney e reforça mensagem de esperança

Dom Valdir José de Castro celebrou missa votiva na comunidade matriz e destacou a importância de manter os olhos fixos em Jesus no caminho da fé.
 |  Andrea Rodrigues  |  Paróquias

No dia 5 de fevereiro, a paróquia São João Maria Vianney, da forania Taboão da Serra, localizada no Jardim Pedro Gonçalves, recebeu a visita de Dom Valdir José de Castro, ssp, para a missa votiva do padroeiro, celebrada na comunidade matriz, Nossa Senhora de Lourdes. Foi a primeira vez que o bispo esteve na paróquia, atendendo ao convite do pároco, padre Iolando Maurício de Souza, após um adiamento anterior.

Um expressivo número de fiéis das cinco comunidades que compõem a paróquia — Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, São José Operário, Santa Helena e Jesus Bom Pastor — reuniu-se na igreja matriz para celebrar e acolher a visita de Dom Valdir com alegria. A missa votiva, realizada mensalmente, marcou um momento especial na preparação para o centenário da canonização de São João Maria Vianney, que foi declarado santo pelo Papa Pio XI em 31 de maio de 1925. Sua vida continua a ser uma inspiração para toda a comunidade.

Em sintonia com o Ano Santo, a paróquia entoou com entusiasmo o hino do Jubileu 2025 no canto de entrada. No início da celebração, o pároco expressou sua gratidão pela presença do bispo, que foi saudado com uma calorosa salva de palmas.

Durante a homilia, Dom Valdir animou os fiéis e transmitiu uma mensagem de fé e esperança: "Que bom estarmos juntos celebrando nossa fé, a Eucaristia e caminhando como paróquia e como diocese. Caminhamos na luz da nossa fé, que vem da Palavra de Deus, da celebração da Eucaristia e da oração. A Carta aos Hebreus nos convida a ter os olhos fixos em Jesus. Em meio a tantas distrações do mundo, não podemos nos esquecer de manter nosso olhar Nele. Mas não basta apenas olhar, é preciso acolher Jesus em nossa vida e reconhecê-lo como Senhor do nosso caminho. Foi isso que São João Maria Vianney fez: viveu na humildade e na simplicidade porque tinha os olhos fixos em Jesus."

O bispo também destacou a importância da esperança, em sintonia com o tema do Ano Jubilar: “Peregrinos da Esperança”.

"A esperança é irmã da fé e do amor. Ter esperança é acreditar que o mal não tem a última palavra. Sabemos que a realidade pode ser difícil e que há sofrimento, mas não podemos desanimar. O cristão é chamado a ter esperança e a acreditar que o mundo pode ser melhor. A esperança nasce da fé e nos impulsiona a amar e a caminhar olhando para o presente, mas também esperando um futuro melhor".

Ao final da celebração, padre Iolando e a comunidade agradeceram mais uma vez a presença de Dom Valdir e o presentearam com uma cesta de chocolates, em um gesto de carinho e gratidão. Toda a celebração foi transmitida através das redes sociais pela TV Vianney, iniciativa de comunicação da paróquia.