Fé que caminha: Paróquia Santa Rita promove pela quinta vez Caminhada Ecológica
No dia 26 de abril, a Paróquia Santa Rita, em Juquitiba, Forania Itapecerica da Serra, promoveu a já tradicional 5ª Caminhada Ecológica, este ano com o tema "Ecologia Integral", alinhando o objetivo principal — conscientizar sobre a importância da preservação do ecossistema — ao tema da Campanha da Fraternidade de 2025: Ecologia Integral.
O pároco, padre Aloisio de Melo Sousa, recepcionou os participantes às sete horas da manhã. Participaram também o padre José Nelson, pároco anterior, que esteve à frente da paróquia entre 2017 e 2023, o coordenador de pastoral, padre Ezaques da Silva Tavares, e o padre Antônio José Fabri, vigário da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Lourenço, também localizada em Juquitiba.

O percurso de nove quilômetros, entre a Comunidade Matriz, no Jardim das Palmeiras, e o bairro do Juquiazinho, onde está localizada a comunidade Nossa Senhora Aparecida, proporcionou aos participantes uma experiência em meio à natureza.
Apesar das chuvas que caíram na noite anterior, cobrindo boa parte do trajeto de lama, a caminhada transcorreu sem maiores problemas — apenas com tênis enlameados e sorrisos.
Este ano, a caminhada contou com a participação da Ecouniflora, instituição privada parceira em projetos públicos e privados, que promoveu o plantio de araucárias dentro do Programa Rota das Araucárias. Também foram plantadas outras árvores nativas.

A caminhada é uma iniciativa pública que destaca a necessidade de cuidar da natureza, nossa casa comum. A encíclica Laudato Si', que neste ano celebra seu 10º aniversário, recorda que o Papa Francisco propôs ao conceito de “ecologia integral” — um olhar mais amplo e profundo sobre a criação, superando a visão simplista do meio ambiente como mero “verde”.
Aproveitando o tema da Campanha da Fraternidade, a reflexão deste ano destacou a beleza do universo criado por Deus, onde a harmonia de cores e forças revela a misericórdia divina e alimenta a fé dos discípulos e discípulas do Senhor.

O evento começou com um café comunitário na Matriz, seguido pela partida às 8h30. A chegada ao destino aconteceu por volta das 11h30. Durante o percurso, houve duas paradas oficiais para hidratação e interação entre os cerca de 300 participantes desta edição.
Ao final da caminhada, os membros da comunidade Nossa Senhora Aparecida acolheram todos com um almoço festivo e momentos de partilha e fraternidade na Escola Municipal Altamiro Pinto de Moraes.