Skip to main content

Visita Pastoral

Presença, escuta e missão: visitas pastorais marcam a agenda de novembro

Visitas pastorais incluíram encontros formativos, diálogo com lideranças, visitas a enfermos e celebrações nas três paróquias da Forania.
 |  Andrea Rodrigues  |  Paróquias

Continuando as visitas pastorais pela Forania Taboão da Serra, Dom Valdir José de Castro dedicou o feriado da Consciência Negra, 20 de novembro, à Paróquia Santa Margarida Maria Alacoque. Logo cedo, encontrou as áreas bíblico-catequética e litúrgica; mais tarde, reuniu-se com as pastorais da família, juventude e movimentos. Padre Ezaques Tavares acompanhou o bispo durante todo o dia. Entre relatos, memórias e partilhas, as lideranças locais apresentaram o cotidiano das comunidades Santa Rita de Cássia, Santo Expedito e da matriz.

Após o almoço na casa de uma família, como é costume nas visitas, Dom Valdir saiu para encontrar enfermos e percorrer as capelas da paróquia. Às 16 horas, dialogou com as áreas missionária, sociotransformadora e de comunicação, que expuseram desafios e perspectivas, sempre ancorados no Evangelho, na caridade e na comunhão que nasce do diálogo.

visita7

A missa das 18 horas, na matriz, encerrou o dia. O Evangelho de Lucas 19 orientou a reflexão sobre a sensibilidade necessária para reconhecer as visitas de Deus na história e agir com esperança. Ao final, a comunidade homenageou o bispo e expressou o desejo de fortalecer as 23 comunidades missionárias espalhadas pelo Jardim São Judas, Vila Indiana e Jardim Saint Morritz.

No sábado, 22, a Paróquia Santo Antônio, na Vila Iase, recebeu a visita pastoral. O pároco, padre Nilton Ficone Júnior, acompanhou o bispo desde as primeiras horas, quando começaram as visitas aos enfermos assistidos pela paróquia. Às 10 horas, agentes das três paróquias visitas no fim de semana reuniram-se para a assembleia interparoquial, no salão da Paróquia Santa Margarida Maria Alacoque. Dom Valdir apresentou as diretrizes da preparação do 7º Plano Diocesano de Pastoral e ouviu sugestões e perguntas dos participantes. O almoço comunitário integrou as lideranças antes das atividades da tarde.

visita4

Depois, o bispo visitou as comunidades Santa Rita, no Jardim Record, e Santa Ana, no Jardim Maria Helena. De volta à matriz, encontrou as pastorais da Criança, de Rua e da Misericórdia, além dos acólitos e coroinhas. Na missa vespertina, recordando Santa Cecília, destacou o testemunho da santa e a esperança cristã fundamentada na ressurreição. A comunidade agradeceu a presença do bispo, reconhecendo no encontro um sinal de unidade e esperança.

No domingo, 23 de novembro, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no Jardim das Margaridas, encerrou o ciclo de visitas. Após o café da manhã na casa paroquial, o pároco Esmeraldo Diniz acompanhou o bispo às comunidades São Judas e São José. De volta à matriz, houve conversa com agentes de pastorais e movimentos, seguida de almoço fraterno. À tarde, as visitas aos enfermos marcaram novamente a programação, gesto sempre aguardado pelos fiéis. No retorno, Dom Valdir reuniu-se com a catequese e participou de um café comunitário.

visita4

Às 18h, as comunidades celebraram a missa de ação de graças, encerrando os três dias de encontro e convivência. As visitas pastorais seguem sendo, para o bispo e para as comunidades, ocasiões de escuta, conhecimento mútuo e renovação da missão evangelizadora.