Skip to main content

Ministério Extraordinário

Investidura de Ministros marca primeira visita de Dom Valdir a Paróquia São Luiz Gonzaga

Reunidos na matriz, paroquianos da São Luiz Gonzaga, Jardim São Luiz, receberam o bispo diocesano que durante a celebração, instituiu 17 novos Ministros Extraordinários.
 |  Caio Souza  |  Paróquias
Fotos: Arquivo Paroquial

Dom Valdir José de Castro, ssp, bispo diocesano, visitou na manhã do domingo, 11 de junho, pela primeira vez a Paróquia São Luiz Gonzaga, Forania São Luiz e durante a celebração da Santa Missa, realizou a investidura de novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão.

A comunidade da paróquia São Luiz Gonzaga, no bairro do Jardim São Luiz, se alegrou em receber a visita do bispo diocesano. O pároco, padre Luciano Borges Basílio, deu as boas-vindas ao bispo e apresentou a comunidade paroquial e ainda, fez questão de recordar brevemente a história de seu antecessor, padre Edmundo da Mata, falecido há 11 meses, pelos trabalhos realizados ao longo dos 50 anos em que esteve na paróquia, bem como os trabalhos sociais no Jardim São Luiz. Participaram também da celebração os padres: Pedro Paganin Junior, Andrés Echevarria e Alexandre Arosa.

Depois da homilia, aconteceu o rito de investidura de 17 novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão. O Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão é um leigo com reconhecida idoneidade cristã, fé esclarecida, adequada preparação doutrinal, comunhão eclesial e vida cristã íntegra.

Dom Valdir, depois de ter pedido ao pároco o testemunho da preparação dos candidatos, proferiu a benção e aspersão das vestes e exortou os ministros sobre a importância do serviço que eles estão, por vontade própria, dispostos a fazer: “é muito importante o serviço que vocês vão prestar, levar o próprio Cristo na Eucaristia às pessoas, e em especial aos enfermos e idosos que não podem participar da Santa Missa”.

“Servir o altar é uma missão sublime que requer discernimento e grande amor a Jesus Sacramentado”, este foi o sentimento descrito não por um mas pelos dezessete novos ministros investidos que, a partir do rito, iniciam a missão no auxílio ao pároco e a comunidade.

Antes de receberem a investidura esse novo grupo de Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão passou por uma formação que teve duração de três meses. Atualmente a paróquia São Luiz Gonzaga tem um grupo de 51 (cinquenta e um) ministros que atuam em todo território paroquial.

ministros3
Comunidade reunida para a primeira visita do bispo diocesano e investidura de 17 novos ministros. — Imagem: Arquivo Paroquial.