Jovens da Forania M’Boi Mirim refletem sobre redes sociais e esperança cristã em encontro formativo
No último sábado, 27 de setembro, aproximadamente 100 jovens que se preparam para a Crisma na Forania M’Boi Mirim se reuniram na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora para um encontro formativo e espiritual. A atividade foi organizada pela equipe de coordenação da catequese da forania e contou com a presença de catequistas e familiares. O tema que norteou as reflexões foi: “Redes Sociais e Esperança Cristã, dão match?”.
A formação foi conduzida por Núbia Nascimento, agente da Pastoral da Comunicação da Paróquia Santo Eugênio de Mazenoud, que trouxe orientações e pontos de discernimento sobre os excessos e perigos das redes sociais, especialmente na juventude.
Durante o encontro, os jovens destacaram a importância de compreender os riscos do ambiente digital e de cultivar uma postura cristã também nas redes.
“Aprendemos como usar as redes sociais da forma certa, como cristãos. Vimos que desafios simples podem ser usados contra nós, por pedófilos, e que é importante checar sempre a verdade, para não propagarmos fake news. Jesus é a verdade, e devemos viver segundo Ele”, destacou Jullya, crismanda da Paróquia Santos Mártires.

O momento também foi marcante para os catequistas, que ressaltaram o desafio de testemunhar a fé no ambiente digital:
“O encontro foi enriquecedor! Não se trata de ‘se’, mas de como os cristãos devem participar do mundo digital. A palestrante motivou não só os crismandos, mas também os catequistas, a refletirem sobre uma comunicação autêntica, em sintonia com o estilo de Jesus. Amar o outro também no ambiente digital é parte da nossa missão”, afirmou Luis Alconcio, catequista da Paróquia Santos Mártires.
Após a formação, a comunidade celebrou a Santa Missa, presidida pelo padre Gabriel José Jacinto, dentro do contexto da novena de São Francisco de Assis. A liturgia, marcada pela alegria e pela devoção, trouxe à memória a inspiração do santo de Assis para os dias atuais e recordou que é da Eucaristia que brota a missão da Igreja.
Mães e catequistas presentes também testemunharam a relevância do tema:
“Maravilhoso. Cada encontro proporciona uma nova experiência e fortalecimento da comunidade de fé”, afirmou uma mãe participante.
“Quando a Igreja aborda temas tão importantes como esse, sobre Mídia Digital e Setembro Amarelo, aproxima ainda mais a comunidade, pois toca na realidade e mostra que somos uma Igreja que caminha junto”, completou Eli, catequista da Paróquia São Luiz Gonzaga.
O encontro terminou em clima de confraternização, marcado pela música e pela esperança da juventude, que segue firmando seu compromisso com a fé e a Igreja.