Monsenhor Parede é o novo pároco da Paróquia Divina Misericórdia
A Paróquia Divina Misericórdia ganhou, no último dia 15 de outubro, um novo pároco. Monsenhor Luis Carlos Parede assumiu a paróquia localizada na forania M’Boi Mirim em celebração de posse canônica presidida por Dom Valdir José de Castro, anteriormente a paróquia estava aos cuidados do padre Josias de Freitas, que em setembro iniciou um mestrado em catequese na Espanha.
No início da celebração Dom Valdir agradeceu aos paroquianos pelo acolhimento ao novo pároco e se disse feliz em mais uma vez estar com a comunidade paroquial.
Concelebraram este momento festivo os padres: Wallace Adorno, vigário foraneo do território onde esta a paróquia Divina Misericórdia, José Wilson de Souza, paróquia Nossa Senhora da Esperança, Wellington Eduardo Calixto, vigário na paróquia Cristo Libertador, Nelson Crisóstomo de Souza, paróquia Nossa Senhora das Graças e o padre da paróquia São Mateus, José Marcos dos Santos Filho, que foi o pároco na Divina Misericórdia entre os anos de 2012 a 2020.
Alguns momentos específicos, próprios das cerimônias de posse, marcaram a celebração. Ainda no início da Santa Missa, Monsenhor Parede professou sua fé rezando diante do bispo diocesano e da assembleia, selando seu compromisso de pastor junto ao rebanho que lhe fora confiado.
Na homilia o bispo diocesano convidou todos os presentes a participarem sempre com mais amor do banquete eucarístico: “No Evangelho vemos em um banquete, bons e maus, todos. No banquete do Pai existe para todos. Mas, vocês perceberam que o rei se incomoda com alguém que não tinha traje de festa. O que significa esse traje de festa? Tem varias interpretações, mas uma que me parece muito oportuna: é entrar no clima da festa, não como curioso, mas pra de fato participar do banquete. Colocar o traje de festa é a disponibilidade de estar com Jesus, de fazer o caminho com Ele, e de nos converter com Ele abandonando a maldade que existe em nós, nos tornando melhor. Que possamos também nós, vestir este traje de festa, em cada eucaristia que a gente participar”.
Outros ritos como a entrega das pastas administrativas e pastorais, das chaves do sacrário, a aproximação da fonte batismal e a estola roxa foram acompanhados com bastante atenção e oração de todos. Acompanhado por dom Valdir, monsenhor Parede se dirigiu ao lado do presbitério onde está o Santíssimo Sacramento, onde fez um pequeno momento de adoração, lugar de onde certamente tirará toda força necessária para exercer seu ministério sacerdotal.
A posse canônica é uma cerimônia com forte significado que atribui ao pároco todos os deveres de uma determinada paróquia seguindo as normas litúrgicas e canônicas.
O novo Pároco agradeceu a presença de todos e destacou a alegria em ‘voltar a casa’: “Já nos conhecemos, pelo menos um pouquinho, estive aqui, claro há alguns anos, por três meses e voltar me deixa feliz”, monsenhor Parede agradeceu ainda a disponibilidade do bispo em confirmar e exortar os paroquianos em sua caminhada de fé.