Na festa do padroeiro, em São Lourenço da Serra, missas, festa agostina e procissão
A Capela de São Lourenço, no município de São Lourenço da Serra, com pouco mais de 15 mil habitantes, esteve cheia durante todas as seis missas do dia do padroeiro, 10 de agosto. As celebrações aconteceram na capela dedicada ao santo, local que é também o marco zero da cidade. O pároco, padre Fábio Gomes e o vigário paroquial Antônio José Fabri dividiram os horários das celebrações, três pela manhã e outras três à tarde.
Os festejos não se limitaram as celebrações eucarísticas, uma procissão pelas ruas da cidade com a imagem de São Lourenço, às 19 horas, reuniu um grande número de fieis devotos que aproveitam para fazer pedidos ou mesmo para agradecer uma graça alcançada. Em frente à capela, barracas venderam comidas típicas juninas. “É uma festa agostina, mas já tradicional, aproveitamos a festa do padroeiro para também oferecer este momento de descontração e completar os festejos”, contou padre Antônio.
Na missa das 15 horas, em sua homilia, o pároco lembrou que as perseguições, a quem se dispõe a ser discípulo de Jesus, são sempre constantes mas que “é preciso firmar o coração em Deus para chegar onde os mártires chegaram através da entrega total e generosa ao Reino”.
E lembrando o padroeiro pediu que a comunidade lembrasse sempre do ensinamento de São Lourenço: a generosidade. “São Lourenço tinha como os tesouros da Igreja, todos os necessitados. Que ensinamento bonito. A mensagem de generosidade e caridade de hoje, do Evangelho e da vida de São Lourenço, devemos levar no coração e por em prática. Temos mesmo sido caridosos? Que possamos aprender a doar-se inteiramente como São Lourenço que soube servir e amar os irmãos”.
A praça, bem em frente a da Capela de São Lourenço, foi revitalizada inteiramente em dezembro de 2020 com o apoio da prefeitura, e tem origem histórica que data de meados do século XIX, “é um lugar especial da cidade”, comentou padre Fábio.
Na praça, em 1980, foram gravadas cenas da novela, “Meu pé de laranja lima”, escrita por Ivani Ribeiro, dirigida por Edson Braga e exibida pela Rede Bandeirantes de Televisão. “A praça tem um lugar especial no coração dos moradores da cidade, na ocasião da gravação da novela, além dos artistas consagrados, muitos moradores da cidade fizeram uma ‘ponta’ nas gravações. Revitalizamos a praça e temos aqui, crescendo, um pé de laranja lima. Na placa, um convite, quem se sente a vontade pode, assim como o menino Zezé fazia na novela, conversar com o ‘Minguinho’, o pé de laranja lima”, contou padre Fábio.