Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus recebe Dom Valdir em Visita Pastoral
No domingo, 1º de dezembro de 2024, o Bispo Diocesano, Dom Valdir José de Castro, SSP, deu início oficial à sua primeira visita pastoral à Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, na Forania Mirim Guaçu. Foram duas celebrações eucarísticas, presidida por Dom Valdir, a primeira às 8h na Igreja Matriz, marcando o início de um dia de intensa programação.
Durante a procissão de entrada, um grupo de crianças acolheu calorosamente Dom Valdir, dando-lhe as boas-vindas à paróquia, com grande entusiasmo.
O dia seguiu com diversas atividades nas comunidades da região. Às 10h, Dom Valdir visitou a comunidade São Felipe e São Tiago Apóstolo, às 12h15 seguiu para a comunidade Nossa Senhora de Fátima, e às 14h30, a visita foi à comunidade São José na Vila Louro. Às 15h30, ele visitou a comunidade Sagrado Coração de Jesus, além de realizar visitas a alguns enfermos e famílias da paróquia.
Às 17h, Dom Valdir se encontrou com os coordenadores das quatro paróquias que ele visitou desde o dia 28 de novembro e durante todo o final de semana. Durante a assembleia, o bispo partilhou os principais pontos de sua Carta Pastoral – Tudo por Causa do Evangelho - e abriu espaço para sugestões e reflexões dos participantes.
Desde o início da visita pastoral, no dia 28 de novembro, Dom Valdir visitou também as paróquias São Sebastião, Santo Inácio de Loyola e Nossa Senhora Aparecida.
Em sua homilia, Dom Valdir enfatizou o significado do Advento como tempo de conversão e esperança. “O Advento é um tempo para nos prepararmos para a vinda de Jesus. Se Jesus não habita em nós, também não habita em nossa comunidade. Ele nos prepara um novo céu e uma nova terra, de paz, justiça e amor”, afirmou. O bispo também lembrou aos fiéis a necessidade de estarem vigilantes e ativos na espera da vinda de Cristo, destacando que podemos ser sinais do Evangelho em nossa realidade ao praticarmos o amor, o perdão e a fraternidade.
Ao final de sua homilia, Dom Valdir expressou seu desejo de caminhar junto à comunidade, afirmando: “Que possamos nos encher pelo amor de Deus e ser guiados pelo Espírito Santo, não pela lógica do mercado.”
Antes da bênção final, o seminarista Giovanni Russo leu a carta com orientações para o Ano Jubilar Diocesano, que foi enviada por Dom Valdir para ser lida em todas as paróquias e comunidades no primeiro domingo do Advento.
O Pe. Edmilson Behring, pároco da Paróquia Santa Terezinha, destacou a proximidade e o carinho de Dom Valdir com os padres da Diocese, enquanto o bispo agradeceu aos padres — Padre José Alfredo, Padre Juan Antônio, Padre Hilton Lourenço de Barros e Padre William Venâncio — pela acolhida e pelos momentos de convivência, durante os quatro dias.
Dom Valdir também aproveitou a oportunidade para convidar todas as paróquias a participarem das peregrinações à Catedral Sagrada Família, como parte das celebrações do Ano Jubilar. A programação completa já está disponível no site e nas redes sociais da Diocese de Campo Limpo.
Para encerrar o dia, um casal da paróquia fez uma gentil homenagem a Dom Valdir, presenteando-o com um vaso de orquídeas, símbolo de apreço e carinho.