Skip to main content

Festa do padroeiro

Paróquia São João Maria Vianney: 20 anos de criação e festa do padroeiro

Comunidade paroquial esteve reunida para o novenário dedicado ao padroeiro e festejos de 20 anos de criação da paróquia.
 |  Andrea Rodrigues  |  Paróquias

Na memória liturgia de São João Maria Vianney, a paróquia que tem o santo como padroeiro, esteve reunida na Comunidade Nossa Senhora de Lourdes, durante nove dias, para festejar o dia do Cura d’Ars, mas também, os 20 anos de criação da paróquia, que fica na forania Taboão da Serra.

A comunidade, que animada se reuniu na memória litúrgica do santo, esteve em comunhão e festa com o pároco, padre Iolando Mauricio da Silva, em um novenário dedicado ao padroeiro e ao aniversário de criação da paróquia, que este ano completou 20 anos.

No domingo, 30 de julho, padre Iolando, percorreu todo o território paroquial em carreata, com a imagem e a relíquia de primeiro grau (um pedaço do estômago) do santo, abençoando e convidando todos para celebrar festa de duas décadas de evangelização da paróquia.

Em sua homilia destacou as características de santidade do santo, que desde pequeno manifestou o desejo de ser padre e anunciou que a partir de outubro próximo, todos os dias 04 até, e de forma permanente, acontecerão momentos votivos em honra a Cura d’Ars, que completará no ano de 2025, 100 anos de sua canonização.

“Nossa gratidão a Deus precisa ser sustentada por um gesto concreto e a partir de outubro, todo dia 04, faremos um grande momento devocional ao Santo Cura D’ars. Será uma caminhada bendita pelos próximos dois anos, nos preparando para o centenário de sua canonização, rezando, agradecendo, suplicando e celebrando a vida do santo patrono dos padres”.

Padre Iolando ainda falou sobre as dificuldades que São João Maria Vianney enfrentou para tornar-se padre por conta do latim, mas e que, aprendeu e entendeu que somente a linguagem do amor, que ele compreendeu com o coração, o ajudaria a transformar a pequena aldeia de Arsus, na França, e ‘desconcertar’ todos, dos comerciantes da cidade ao alto clero, que duvidavam da sua capacidade de servir ao altar como presbítero: “Cura d’Ars utilizou muito bem a linguagem universal, a linguagem do amor, por todos e para todos”.

Os dias de festa contaram com a oração da terça parte do rosário antes da santa missa e muitos membros da comunidade estavam ‘uniformizados de São João Maria Vianney’, com uma camiseta, modelo polo, feita especificamente para as comemorações dos 20 anos. No pós-comunhão a comunidade homenageou o pároco, padre Iolando, pelo dia do padre, celebrado na memória de São João Maria Vianney.