Skip to main content

Posse Canônica

Vigário Episcopal da Região dois dá posse ao novo pároco da Paróquia Maria Mãe dos Caminhantes

No domingo, 23, em missa às 10 horas da manhã e presidida pelo Vigário Episcopal Sebastião Gomes Neto, tomou posse como pároco o padre Alfredo César da Veiga, que já administrava a paróquia Maria Mãe dos Caminhantes há pouco mais de um ano.
 |  Andrea Rodrigues  |  Paróquias

No terceiro domingo da Páscoa, 23 de abril, padre Alfredo Cesar da Veiga assumiu a paróquia Maria Mãe dos Caminhantes, forania Itapecerica da Serra, como pároco, por meio de provisão assinada por Dom Valdir José de Castro, bispo diocesano, por seis anos. A posse canônica foi presidida pelo Vigário Episcopal da região 2, padre Sebastião Gomes Neto, que em seu discurso inicial acolheu a comunidade presente e o parabenizou pelo importante dia. Padre Miguel Aparecido Romano concelebrou nesta Santa Missa.

A liturgia teve início com a leitura da provisão de pároco, nomeando e acolhendo o padre Alfredo, que em seguida, fez o juramento de fidelidade diante da comunidade com a mão direita sobre o Evangeliário. Antes da proclamação do Evangelho, o Padre recebeu o livro dos Evangelhos, e o proclamou. 

Homilia

alfredo7
Padre Sebastião Gomes Neto, Vigário Episcopal da Região 4. — Imagem: Andre aRodrigues.


Em sua homilia, padre Sebastião, mais uma vez parabenizou padre Alfredo e revelou a convivência nos tempos de seminário: “Nós fomos colegas de seminário, padre Alfredo estava mais adiantado nos estudos, mas convivemos por um período. A paróquia ganha hoje um grande presente, um padre muito culto que vai continuar a produzir muitos frutos aqui nesta paróquia”.

E falando sobre a liturgia do dia, sobretudo do Evangelho, o episódio de Emaús, exortou a não deixar a escuridão nos cegar a ponto de não enxergarmos Jesus: “Fica conosco Senhor! Muitas vezes pedimos para que o Senhor não nos deixe em meio às escuridões em nossas vidas, sem se dar conta que Ele caminha ao nosso lado, Jesus não nos abandona”.

E continuou: “Que nós saibamos pelos olhos da nossa fé identificar sempre essa presença de Jesus em nosso meio, mesmo no sofrimento, na dor, na tristeza, Ele esta presente. Peçamos também, neste dia especial para a paróquia, que Ele confirme sempre a esperança, para que a comunidade continue a ser testemunha do ressuscitado, como nos mostrou a leitura do ato dos Apóstolos”.

Rito de posse

alfredo4
Padre Alfredo César da Veiga assina termo de posse de pároco da Paróquia Maria Mãe dos Caminhantes. — Imagem: Andrea Rodrigues.


Logo após a homilia, teve continuidade o rito de posse, quando o novo pároco fez a sua profissão de fé e a renovação das promessas sacerdotais, sendo interrogado publicamente para manifestar sua disposição de cooperar com o Bispo e trabalhar em comunhão com ele no cuidado e zelo da Paróquia a ele confiada.

Em seguida, recebeu os símbolos, sinais do Ministério Sacerdotal, para bem desempenhar sua missão. Recebeu os livros de registro dos Sacramentos e da Administração, de extrema importância, pois carrega em suas páginas toda a vida sacramental e administrativa da Paróquia. Recebeu a estola que é símbolo da dignidade e autoridade sacerdotal, os símbolos do Batismo, jarra com água e bacia e as chaves do Sacrário, onde por uns breves minutos, ao lado do celebrante, se colocou em adoração diante da Eucaristia.

Após a comunhão, a ata de posse foi um paroquiano e uma amiga, de longa data, deram boas vindas em nome da paróquia, reforçando que o padre não está sozinho, “estamos todos juntos para servir”.