Skip to main content

Posse Canônica

Vigário Episcopal da Região quatro dá posse ao novo pároco da Paróquia Santo Antônio do Caxingui

Padre José Lúcio Emer volta a sua primeira paróquia depois de mais de 20 anos.
 |  Andrea Rodrigues  |  Paróquias

No sábado, 3 de fevereiro, a Paróquia Santo Antônio do Caxingui, no Caxingui e pertencente a Forania Morumbi,  celebrou a posse do padre José Lúcio Emer como seu novo pároco, em uma cerimônia presidida pelo Vigário Episcopal da Região 4, padre Manoel Corrêa Viana Neto. Novo mais nem tanto, padre Lúcio já esteve à frente da referida paróquia há mais de 20 anos.

Após a calorosa acolhida, a primeira etapa do rito de posse teve início com a leitura do Decreto de Nomeação do novo pároco, proferida pelo padre Marco Antônio Schettini. Em seguida, o padre prestou o Juramento de Fidelidade, comprometendo-se a manter sempre a comunhão com a Igreja Católica.

No decorrer da celebração, o Vigário Episcopal entregou o Evangelho ao novo pároco antes de sua proclamação, destacando a responsabilidade de anunciar a Palavra de Deus a todos, sem distinção. "Recebe o Evangelho de Cristo, do qual foste constituído mensageiro. Transforma em fé o que lês, ensina o que crês e procura realizar o que ensinas", enfatizou o representante designado por Dom Valdir José de Castro, ssp, Bispo Diocesano, ao entregar o Evangelho.

posse canonica Lucio Emer2
Padre Lúcio Emer presta juramento de fidelidade. — Imagem: Andrea Rodrigues.

Durante a homilia, o padre Manoel centrou sua reflexão sobre o tríplice múnus do Pároco: ensinar, reger e santificar, partindo dos três últimos evangelhos dos domingos do tempo comum: o chamado dos primeiros discípulos (múnus de ensinar através do anúncio); a pregação de Jesus na sinagoga (o múnus de governar), e a cura de Jesus na casa de Pedro (o múnus de santificar), pediu ao novo pároco que seja para todos os fiéis o exemplo do Bom Pastor que dá a vida pelas ovelhas. Ao final, conclamou os paróquianos a ajudarem na desafiadora missão de evangelizar e acolher a todos sem distinção..

Após a homilia, ocorreu o rito de tomada de posse do novo pároco. Após realizar a Profissão de Fé, o padre José Lúcio recebeu das mãos do Padre Manoel instrumentos simbólicos representando o desempenho de sua missão como pastor, incluindo as chaves da igreja, do sacrário, instrumentos para o batismo e a estola roxa, utilizada na administração do sacramento da penitência. Em seguida, com alegria, o padre Manoel declarou oficialmente o novo pároco empossado, e o fez ocupar a sédia por breves momentos, recebendo os aplausos da assembleia, onde estava numerosa presença de fieis de Santa Terezinha do Menino Jesus.

Ao final da celebração, o padre José Lúcio fez um breve discurso, expressando gratidão pelo carinho e acolhida da comunidade. Ele agradeceu aos paroquianos da Santa Terezinha do Menino Jesus, onde anunciou o Evangelho por quase 21 anos, aos amigos presbíteros presentes e, ao pedir licença à comunidade de Embu-Guaçu, afirmou que sua devoção e carinho por Santa Terezinha permanecerão, mas que seu coração é e sempre foi de Santo Antônio.

posse canonica Lucio Emer8
Padre Edmilson assumiu há uma semana a Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus no Embu-Guaçu. — Imagem: Andrea Rodrigues.

A comunidade acolheu o padre José Lúcio com uma mensagem calorosa e expressou agradecimento ao padre Edmilson da Silva Behring, que concelebrou a Eucaristia, pelos anos dedicados à evangelização na paróquia.


Notícias Relacionadas

Padre Edmilson Bhering assume como pároco na Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus

Padre Edmilson, que anteriormente esteve à frente da Paróquia Santo Antônio do Caxingui, na forania de Morumbi, assume o cargo substituindo o padre José Lúcio Emer.